Sustentabilidade: Biomateriais

 

A London Design Fair, que aconteceu em setembro, sempre seleciona um material do ano. Para 2019, escolheu biomateriais, todo um grupo de materiais que, além de clássicos como plástico, madeira e metal, merece urgentemente mais atenção. A produção de nossos alimentos cria todos os tipos de subprodutos que antes eram usados ​​como ração animal, queimados ou simplesmente jogados fora. Um número crescente de designers está se voltando para a pesquisa e o desenvolvimento de novas matérias-primas a partir desses recursos ocultos.

 
Armações de óculos feitas de resíduos de batata: um produto de placa de chip (s) de substituto plástico Parblex, colaborando com a Cubitts. © Placa (s) de chip

 

Os potenciais de couro de folhas de palmeira, plástico de batata e madeira de milho mexicano foram apresentados em Londres. O designer Fernando Laposse usou as folhas externas da espiga, amarelo avermelhado, para desenvolver um material folheado chamado Totomoxtle, que preserva cores típicas do milho doce em superfícies poéticas. McCain uniu forças com Rowan Minkley e Rob Nicoll para produzir Parblex Plastics a partir de resíduos de batata, que podem ser usados ​​e processados ​​como plástico.

 

 
O mundo das cores do milho mexicano, preservado em verniz: Totomoxtle, de Fernando Laposse. © Fernando Laposse