Louça rústica para cozinhas urbanas

Porcelana delicada com bordas douradas que precisam ser lavadas à mão foi empurrada para a parte traseira dos armários da cozinha nos últimos anos. Hoje em dia, a tendência está se movendo em direção a placas que parecem ter sido fabricadas por seus filhos. A nova cultura da mesa começou na área de refeições requintadas. Tábuas de madeira ásperas, tigelas formadas livremente e pratos assimétricos nos lembram casas de fazenda e vida no campo e sua estética traz uma atmosfera desacelerada e relaxada à mesa.

 

 
A beleza da estrutura e a estética do imperfeito nos lembram os ideais da tradição wabi-sabi japonesa. © shutterstock
 

Os utensílios de mesa rústicos contam a história de slow food, produtos locais e os segredos da culinária simples e tradicional com a qual até os habitantes da cidade têm afinidade. De acordo com o tema, as cores são terrosas, do azul da pedra ao marrom ao cinza ardósia. Acompanha essas cerâmicas artesanais: madeira em bruto, guardanapos de linho e ferro fundido esmaltado. Esses itens também funcionam bem por conta própria: colocados em mesas ou prateleiras laterais, sua estética arcaica afeta toda a sala, contrastando com interiores minimalistas.

 

 
Não são apenas as cores e formas que estão se tornando mais rústicas, as superfícies não são mais suaves. Os esmaltes têm a estética de areia ou pinceladas ásperas. © shutterstock