Relatório Financeiro de 2023

Revisão 2023: Um ano agitado com um aniversário, desafios globais e investimentos no futuro

Nagold – 21 de fevereiro de 2024.

O início do ano de aniversário Häfele, para o CEO Gregor Riekena não poderia ter sido mais desafiador. Um mês depois de assumir a gestão da empresa da sua antecessora Sibylle Thierer, a Häfele foi atingida por um grave ataque cibernético em todo o mundo. Com determinação e esforço combinado, a empresa e os seus 8.000 funcionários em todo o mundo conseguiram restaurar todos os processos de negócios que são cruciais para a satisfação do cliente em poucas semanas.

A tecnologia é cada vez mais parte integrante da identidade corporativa da Häfele. Com a nova divisão Häfele Lighting, a empresa é uma força motriz no campo de soluções abrangentes de rede para móveis e ambientes. Na principal feira comercial do mundo, interzum 2023, a gama ampliada de serviços da Häfele pôde ser experimentada de uma forma impressionante. Foto: Häfele.

Mas isso não é tudo: a indústria imobiliária e de mobiliário também foi afetada pela tendência da inflação e das taxas de juro e, portanto, também o setor do mobiliário e das ferragens arquitetônicas em todas as regiões do mundo. Em 31 de dezembro de 2023, o Grupo Häfele, com filiais em 38 países, registou receitas de 1,71 mil milhões de euros, o que representa uma diminuição de 8,2% face ao ano anterior. Os mercados da Alemanha, da Europa Ocidental e dos EUA estiveram sob especial pressão. A empresa reportou uma proporção de receita externa de 82% para 2023. Apesar de tudo, o CEO está confiante em 2024. “Lançamos as iniciativas certas para garantir que possamos concluir 2024, que ainda é um ano difícil, com um aumento de receita." A Häfele é um dos principais especialistas mundiais em sistemas inteligentes de ferragens e acessórios, iluminação e sistemas eletrônicos de controle de acesso, e alcançou um crescimento considerável de vendas nos anos anteriores de 2021 e 2022.

Otimismo empreendedor apesar das crises

O ataque cibernético no início do ano poderia ter diminuído o otimismo da empresa. No entanto, a empresa não perdeu a oportunidade de comemorar em grande estilo o seu aniversário de 100 anos. As celebrações de 2023 foram caracterizadas por um início animado para o próximo século da empresa: uma retrospectiva da inspiradora história de sucesso da transferência bem-sucedida de Sibylle Thierer para Gregor Riekena, após 20 anos à frente da empresa.

Como parte da transferência, a Häfele revelou seu novo propósito de “Maximizar o valor do espaço. Juntos”. à indústria na principal feira comercial do mundo, a interzum em Colônia. Isso transmite a orientação estratégica da empresa, que possui uma base de clientes muito extensa. Gregor Riekena: "Recebemos muito incentivo dos nossos parceiros. Basicamente, estamos direcionando o nosso impulso empreendedor para tornar os espaços de vida e de trabalho da nossa era de uma forma que seja mais funcional, atmosférica, eficiente e geralmente mais valiosa no futuro. Queremos conseguir isso junto com nossos clientes e fornecedores, porque em um mundo complexo, tudo se resume a consolidar forças e superar desafios juntos." O portfólio Service+, lançado em 2022, foi ampliado no ano passado para intensificar a cooperação. Na área de "soluções para ambientes inteligentes", a Häfele oferece agora aos seus clientes um pacote único e completo para a interligação e controle de móveis e iluminação, tornando muito fácil para o comércio de marcenaria planejar e instalar boa iluminação para cozinhas e ambientes de uma forma holística.

O desenvolvimento dos serviços da empresa não está a ser impulsionado apenas na Alemanha. Por exemplo, este ano a Häfele Austrália está abrindo uma “fábrica” Service+, na qual soluções personalizadas, como serviços de montagem e corte, construção de expositores para exposições de clientes e muitos serviços de valor agregado são combinados no mesmo local. “Exemplos como estes mostram que, por um lado, as empresas e regiões da Häfele se beneficiam de inovações desenvolvidas centralmente, mas ao mesmo tempo inspiram-se mutuamente e, portanto, levam o Grupo adiante como um todo”, afirma o CEO Gregor Riekena.

“Estamos convencidos de que o nosso lema recentemente definido 'Maximizar o valor do espaço. Juntos'. será o motor do crescimento para os próximos anos", afirma Gregor Riekena, CEO da Häfele desde janeiro de 2023. No ano de aniversário, o princípio orientador foi apresentado à força de trabalho e sinaliza o início otimista no novo século da empresa. Foto: Häfele.

Maior capacidade de agir a nível global

A Häfele é um player global com 38 subsidiárias e vários outros representantes em todo o mundo. Um total de cerca de 8.000 funcionários trabalham para o Grupo Häfele. Em 2016, a Häfele introduziu a estratégia de organizar a empresa em regiões de vendas. O CEO Gregor Riekena aproveitou o ano turbulento de 2023 para configurar a estrutura regional de tal forma que o crescimento possa ser gerado num ambiente de mercado que continua desafiador em 2024. Neste contexto, o mercado interno da Alemanha também foi organizado como uma região. Desde janeiro de 2024, o novo diretor regional para a região de Häfele na Alemanha, Rico Marquardt, bem como os outros seis diretores regionais, reportam diretamente ao CEO Gregor Riekena. Para apoiar o caminho de crescimento e gerir ao mesmo tempo a elevada complexidade de todos os processos de negócio, a estrutura do Grupo Häfele como um todo passou por um maior desenvolvimento, simplificação e reorganização.

O Conselho Executivo é agora composto por três membros em vez dos cinco anteriores. Michael Distl é responsável por Finanças, Recursos Humanos e TI. Boris Katic é responsável pelas unidades de produção da Häfele, Compras, Logística e Gestão de Qualidade. Gregor Riekena, Presidente do Conselho Executivo, também é responsável por Marketing e Vendas.

Sibylle Thierer preside o Conselho de Administração desde 2020. Este comitê, majoritariamente composto por familiares, define os pilares estratégicos da empresa em conjunto com a Diretoria Executiva.

Hospitalidade por excelência: Conceitos inovadores para design de interiores criativos – incluindo sistemas de divisórias, iluminação e acústica – estão entre as especialidades da Häfele e são vividos na cantina recém-projetada da sede em Nagold. Foto: Häfele.

Viabilidade de investimentos futuros para sustentabilidade

Com um novo edifício, a empresa demonstra como a sustentabilidade é alcançada de forma consistente nas áreas de ecologia, economia e assuntos sociais. Graças a um sistema de armazenamento de gelo e outras fontes de energia renováveis, o complexo de edifícios será autossuficiente em termos energéticos. Sustentabilidade também significa que o uso do edifício é multifuncional.

Estão sendo criados, por exemplo, um complexo de eventos também aberto a eventos de empresas externas – que pode ser dividido em unidades de diferentes tamanhos – e instalações de alimentação pública. No geral, a Häfele planeja investir um montante de quase três dígitos milhões neste e em outros projetos em 2024, o que é cerca de 30% superior ao volume de investimento do ano anterior.

A nova cantina da Häfele é um local espaçoso, com qualidade de estadia e caráter alegre, apreciado tanto pelos funcionários da Häfele quanto pelos clientes de todo o mundo. Foto: Häfele.

Mente aberta como força

A abordagem prospectiva da Häfele não é apenas evidente nos seus investimentos, mas também na sua atitude. A gestão operacional, o Conselho de Administração e os acionistas estão comprometidos com a cooperação transfronteiriça e a internacionalização – especialmente em tempos difíceis. Gregor Riekena, CEO da Häfele: "O coração da nossa logística bate aqui em Nagold, na Europa central. É abastecido por mercadorias que chegam de todo o mundo, enquanto, por outro lado, os produtos que saem daqui tornam o mobiliário habitável e sustentável e projetos de construção possíveis em todo o mundo. Um fluxo livre de mercadorias e a cooperação internacional são a base para o nosso negócio bem-sucedido e para empregos seguros e preparados para o futuro." Uma rápida olhada no fluxo de mercadorias na Häfele confirma isto: 40% dos produtos vêm da Ásia, 40% da Europa e 20% do resto do mundo. Sibylle Thierer, Presidente do Conselho de Administração e representante da terceira geração da família de acionistas, enfatiza: “A mente aberta para o mundo está no DNA da Häfele e continuará a ser uma garantia para o desenvolvimento contínuo no futuro”.

Häfele Lighting – Lançamento da nova divisão da Light & Building

A Häfele apresentará novos desenvolvimentos em tecnologia e inovação em duas grandes feiras comerciais em 2024. Anos atrás, a Häfele estabeleceu o objetivo de se tornar pioneira no campo de soluções de rede abrangentes em móveis e interiores, e transformou a iluminação em uma competência central. 2023 foi caracterizado por novos desenvolvimentos, como o novo Häfele Connect App 2.0, que tem uma nova aparência e torna o controle e a interligação da iluminação em todas as áreas de um ambiente, incluindo móveis e acessórios, ainda mais intuitivos. Para proporcionar abertura e compatibilidade com outros sistemas, a Häfele estabeleceu e intensificou parcerias com os líderes de mercado de sistemas domésticos inteligentes. A tecnologia tornou-se, portanto, parte integrante da identidade corporativa da Häfele.

Essa experiência especial da Häfele, que está agrupada na divisão Häfele Lighting, será demonstrada pela presença da empresa na Light + Building 2024, a feira comercial líder mundial em tecnologia de iluminação e construção. Com suas linhas Loox, Nimbus e Connect, a Häfele Lighting é a primeira e até o momento a única marca a combinar as áreas de aplicação de “Luz em móveis” e “Luz em ambientes” em uma experiência global integrada e conectada.

O investimento na sede no norte da Floresta Negra representa um marco importante na estratégia de inovação e serviços da empresa. Está em construção o Häfele Dynamics Center, que se destina a utilizações flexíveis e, além da sua utilização principal como centro de produção e logística, pretende oferecer uma plataforma de intercâmbio com start-ups e instituições de pesquisa. Foto: Häfele.

Inspirado pelas demandas do "feito-à-mão"

O principal grupo-alvo da Häfele, o comércio de carpintaria, também se beneficia deste aumento em conhecimento e desempenho. Os clientes dos setores de marcenaria e carpintaria consideram a empresa um parceiro confiável e solidário nos atuais tempos dinâmicos, em que os marceneiros também são confrontados com questões como a digitalização, a escassez de trabalhadores qualificados e a incerteza económica. Com as soluções disponíveis, particularmente a integração descomplicada da iluminação no mobiliário e em todos os tipos de acessórios, os clientes da Häfele podem gerar valor acrescentado para os seus próprios clientes. Desta forma, a receita pode ser aumentada e todo o processo otimizado utilizando os serviços da Häfele. Esta ampla gama de serviços será apresentada pela primeira vez na próxima Holz-Handwerk (feira) em Nuremberg, em março de 2024.

A cooperação baseada em parcerias transporta-nos através de tempos turbulentos

Para o Grupo Häfele, é claro que os desafios ainda existirão em 2024. “Estamos convencidos de que o nosso propósito recentemente definido “Maximizar o valor do espaço. Juntos." será um motor de crescimento nos próximos anos. Nossas soluções e habilidades são adequadas para o futuro, e nossa experiência é exigida por clientes e parceiros em todo o mundo. O mais importante é que somos capazes de contar com nosso potencial de desempenho como equipe em situações de crise", enfatiza o CEO da Häfele, Gregor Riekena.

O investimento na sua sede no norte da Floresta Negra representa um marco importante na estratégia de inovação e serviços da empresa familiar. Ter mais espaço para novos serviços e gamas de produtos, bem como processos ultramodernos, permite à Häfele fornecer aos clientes em todo o mundo acessórios para móveis e ferragens arquitetônicas, sistemas eletrônicos de controle de acesso e soluções de iluminação de forma ainda mais rápida e confiável. O Häfele Dynamics Center está atualmente em construção. Foi concebido para uma utilização flexível e, além da sua utilização principal como centro de produção e logística, proporcionará uma plataforma de intercâmbio com start-ups e instituições de investigação.

Sobre Hafele

Maximizando o valor do espaço. Juntos.

A Häfele está comprometida em desenvolver conceitos de quartos habitáveis ​​e sustentáveis ​​para os ambientes de vida e de trabalho de amanhã. Juntamente com seus parceiros, a Häfele cria soluções multifuncionais que preservam recursos e oferecem o máximo de conveniência. Fundada em 1923, a empresa especialista em operação global em hardware inteligente e sistemas de montagem, sistemas eletrônicos de controle de acesso, iluminação e redes oferece aos seus clientes de mais de 150 países uma experiência única de 360°. Com uma gama abrangente de produtos, numerosos serviços e um considerável espírito inovador, a empresa familiar é um parceiro confiável para marceneiros/marceneiros, indústria moveleira, revendedores e arquitetura, desde o brainstorming e planejamento até a implementação de seus projetos. Mais de 8.000 funcionários, além de 38 subsidiárias e inúmeras outras agências ao redor do mundo compõem a equipe do player global, com sede em Nagold, na Floresta Negra. O Grupo é administrado por Gregor Riekena desde janeiro de 2023. Como Presidente do Conselho de Administração, Sibylle Thierer representa os interesses das famílias de acionistas. No exercício financeiro de 2023, o Grupo Häfele alcançou vendas de 1,71 mil milhões de euros, com uma quota de exportação de 82%.

______________

Para mais informações:

Häfele Brasil Ltda.
E-mail: marketing@hafele.com.br
Site: http://www.hafele.com.br