imm Cologne trends

08 tendências para morar e viver imm Cologne 2020

Como vivemos é importante para nós. Um número cada vez maior de pessoas está pensando em como pode viver e residir de maneira mais sustentável, onde morará, com quem morará, como deve ser o apartamento para que se sintam em casa e o que os móveis de suas casas dizem sobre eles . A imm Cologne é referência  das tendências atuais de interiores e demonstra a inventividade dos fabricantes de móveis.

Mídia e feiras são onde o discurso sobre o design de nossos aspectos da vida está ocorrendo e adquire impulsos. Na imm Cologne, são apresentadas as mais variadas direções em que a vida está se desenvolvendo.

Sim, viver bem está se tornando mais importante. Esse também é um fator cada vez mais decisivo para a organização da vida, com conceitos como trabalho e convivência, casa ou jardins urbanos. Também se está pensando mais nas coisas com as quais nos vinculamos, e tendemos a olhar duas vezes antes de uma decisão ser tomada em favor de uma boa peça, incluindo a origem dos materiais, a capacidade de reciclagem e a inofensividade geral em relação à natureza, clima e padrões sociais.

Todos concordam que queremos viver melhor: mais confortavelmente, com mais estilo, usando o espaço de maneira mais eficaz, colorida, inteligente e sustentável.  A imm Cologne 2020 apresentou oito tendências e estilos de vida, confira a seguir.

 

Photo: burgbad

01. More Natural Living / Vida mais natural

Um número cada vez maior de pessoas está tentando seriamente mudar o comportamento do consumidor para iniciar uma mudança de tendência em direção a uma sociedade sustentável. As decisões dos consumidores em relação à mobilidade, telefone celular ou nutrição, tanto quanto aos móveis, estão sendo cada vez mais avaliadas sob o aspecto de neutralidade climática. A história por trás do produto, a narrativa, está se tornando mais importante o tempo todo.

Isso significa que os materiais naturais e a madeira maciça são preferidos em casa, não apenas por razões de aconchego, mas também de olho em considerações ecológicas. Os itens decorativos de apoio, como plantas e tecidos não tratados estão se tornando importantes elementos de decoração para o design da casa e também são concebidos como declarações. Móveis de design de alta qualidade também mantêm a promessa de sustentabilidade.

O bambu está sendo experimentado como uma alternativa à madeira, tanto quanto o papel reforçado com plástico como um tecido para estofamento semelhante ao couro. A vime, salgueiro ou bambu traz para a casa uma sensação de jardim de inverno. O desejo pela vida natural está mantendo viva a tendência para o design escandinavo. Afinal, está associado a um estilo de vida rústico não natural, descomplicado e original, expresso no design tradicionalmente simples cultivado no século XX. 

 

 

Photo: Meu

02. Greener living / Vida mais verde

Cada vez mais queremos estar perto da natureza: nenhum apartamento novo está sendo construído sem varandas; apartamentos e casas com acesso a jardins ou pátios são muito procurados, principalmente nas áreas urbanas. Esses pontos de contato com a natureza agora também estão se tornando parte integrante de nossas casas, com pátios assumindo o papel de uma segunda sala de estar. 

Na sequência da tendência "Indoor - Outdoor", os móveis de exterior à prova de intempéries agora não apenas parecem provenientes da sala, mas também são usados ​​lá! Materiais elegantes e tecidos de alta tecnologia também possibilitam o uso em ambientes fechados.

Os móveis que se adequam a essa tendência, em alguns casos, se assemelham aos da vida mais natural: os móveis de bambu e vime são populares, mas poltronas de vime com materiais de alta tecnologia e detalhes mais modernos também são oportunas. As plantas são encontradas como acessórios não apenas em vasos, mas também no papel de parede. A cor verde pode ser encontrada em todos os tons.

 

Photo: Koelnmesse

03. Smarter Living / Vida mais inteligente

Podemos usar um aplicativo para cultivar ervas? Os computadores podem nutrir plantas para melhorar a qualidade do ar? O clima tem impacto na construção de serviços? Um sistema de controle inteligente apaga as luzes e a máquina de café quando você sai de casa?

Os aplicativos inteligentes estão se tornando cada vez mais diversificados, confiáveis ​​e fáceis de usar e podem ser adaptados cada vez mais precisamente às necessidades específicas dos residentes. Como resultado, as tecnologias inteligentes estão cada vez mais desempenhando um papel fundamental na arquitetura.

Lâmpadas que servem como alto-falantes Bluetooth; mesas de cabeceira com estações de recarga para celulares; armários que fornecem iluminação ambiente; armários espelhados com função multimídia, mesas que se ajustam à nossa quantidade ideal de movimento e sofás que observam a posição de assento favorita individual; luzes que nos ajudam a adormecer e camas que nos levam gentilmente a outra posição quando roncamos. A tecnologia está se tornando um elemento integrante e idealmente discreto nos móveis.

 

 

Photo: AMBIVALENZ

04. More efficient living / Vida mais eficiente

O aumento do valor do aluguel e as casas menores continuarão a impulsionar a demanda por móveis que economizam espaço. A primeira onda da tendência para a estética da arrumação e da renúncia já chegou aos EUA e à Ásia. Renunciar ao consumo e restringir-nos às coisas essenciais da vida são estratégias para criar ordem no lar.

E mais e mais pessoas estão achando essa abordagem extremamente benéfica. Qualidade sobre quantidade pode, portanto, ser a filosofia perfeita de decoração para muitas pessoas, especialmente porque também é consistente com o desejo de viver naturalmente.

Uma tendência já há algum tempo tem sido sofás e poltronas pequenos e compactos, com um design muitas vezes orientado para tipologias clássicas. Ainda mais procurados no futuro serão móveis de sistema acessíveis e itens individuais compactos, escaláveis ​​(adaptáveis ​​a diferentes dimensões da sala), variáveis ​​(tecnologia de extração, etc.) e versáteis.  Tendo em vista a ampla gama de aplicações para esses sistemas de móveis, do mini-apartamento ao loft, os fornecedores estão, no entanto, atribuindo grande importância à estética moderna em um estilo de vida urbano que vai muito além da atmosfera de qualquer quarto de adolescente.

 

Photo: infinity

05.  Living more comfortably / Vivendo mais confortavelmente

O conforto é escrito em letras maiúsculas em todas as casas (não importa quão pequenas), especialmente nos quartos. O conforto também envolve vários padrões de serviços de construção; as palavras-chave aqui incluem a cadeirinha aquecida, os quartos aquecidos ou refrigerados.

Assentos compactos e orientados ao design, como sofás ou poltronas de dois lugares, são a tendência no segmento superior de produtos. Aqui, atenção especial é dada à ergonomia. A mesa de console, as mesas de apoio para a parede ou as pequenas prateleiras não apenas garantem um senso de ordem na vida cotidiana, mas são um elemento integrante do design de interiores.

E o lugar favorito para uma rede confortável é encontrado não apenas no jardim. Começou com bancos, e agora os bancos, com e sem encosto, também receberam estofados macios para adicionar um destaque confortável à cozinha e à área de jantar. Para os sofás, a tendência é de uma plataforma levantada do chão, que eleva as almofadas para um nível mais alto, bem como de individualização e ajuste.

 

Photo: GYFORM

06. Living without limits / Vivendo sem limites

Atualmente, os requisitos de vida estão mudando rapidamente. Apartamentos individuais mais sofisticados, com uma escassa oferta de espaço e um estilo de vida que também busca liberdade de convenções no que diz respeito a móveis, estão reforçando a tendência de apartamentos de um quarto com dimensões generosas e com uma sensação de loft.

Estes são complementados por uma ou duas salas de trabalho ou quartos, conforme necessário. O escoamento um do outro dos quartos leva a uma necessidade de móveis multifuncionais que marcam as áreas de estar ou as delimitam. Em vez de salas separadas, os apartamentos modernos apresentam uma estrutura espacial aberta e os apartamentos compartimentados em edifícios antigos são "arejados" através da remoção de paredes. Jardins de inverno e sótãos convertidos abrem espaços luminosos e frentes de janelas generosamente dimensionadas, idealmente abrindo sem limites, também expandem opticamente o espaço para o exterior.

Com exceção dos armários embutidos, são necessários móveis únicos. Coleções e paredes consistentes de armários na sala sobrecarregam demais a sensação de liberdade; misturar e combinar é mais adequado. Encontrar o equilíbrio certo no design, autônomo, mas não extrovertido, agradável, mas não chato, é a arte deste móvel com qualidades clássicas. Móveis multifuncionais, como mesas que funcionam de maneira convincente como local de trabalho e sala de jantar, sofás independentes, armários que funcionam como espaço de armazenamento e elementos de parede, divisórias de salas que permitem funções de ambos os lados (como integrar o monitor pivotante que pode ser usado de ambos os lados), móveis para ambientes internos e externos; esses são os heróis de viver sem limites.

 

Photo: Horgenglarus

07. Colorful Living / Vida colorida

Entre as tendências de cores no design de interiores, o marrom é certamente aquele com o maior impacto, porque pode ser usado de maneira neutra e de vanguarda. No geral, os tons de terra são responsáveis ​​pelo aconchego e, portanto, atualmente são muito populares. Embora as coisas sejam muito harmoniosas na faixa do cinza, a combinação de, por exemplo, marrom nougat com outras cores mais reservadas (o que não é usado em neon ou pastel) variando de laranja a turquesa também é bastante ousada.

No entanto, seja com verde, rosa, roxo ou marrom, a cor traz glamour ao ambiente. Tons de madeira escura, reminiscentes da modernidade art déco ou dinamarquesa, com detalhes em ouro, latão ou outros detalhes metálicos em tapetes suntuosos, representam puro luxo.

Embora a tendência geral do design de interiores seja em cores escuras, de verdes e azuis escuros a pretos, o estilo minimalista de interiores permanece fiel aos tons mais claros e naturais. Os avant-gardistas comprometem-se com a tradição Bauhaus com cores primárias coloridas combinadas com uma cor de base branca. No entanto, os interiores estão se tornando mais coloridos com o uso intensivo de esquemas de cores. A monocromática também está sendo abandonada em favor de padrões.

 

Photo: Adobe Stock

 08. Decorative living / Vida decorativa 

Depois das roupas, a vida é hoje o principal meio de expressão. Não somos apenas o que vestimos, mas como vivemos. Isso faz de cada elemento decorativo uma afirmação. A base para qualquer ambiente atraente é um espaço para causar impacto. Ótica organizada e elementos decorativos, portanto, não precisam se contradizer.

O estilo de vida e o decorativo são apresentados nos elementos da parede, nos têxteis, no chão... ou também atrás de um vidro (iluminado). Cada elemento e cada item de mobiliário é simultaneamente um elemento decorativo. É por isso que produtos únicos são preferidos ao design de interiores homogêneo com os móveis de uma coleção. As luzes se ajustam a qualquer estilo de decoração e são cada vez mais usadas como um destaque óptico do espaço. As luzes de design são agora o que a mesa dobrável era na década de 1970.

Tanto os espelhos quanto as imagens são facilmente utilizados como elementos de design: o clássico aqui é o espelho circular em todas as versões; aqui os espelhos são frequentemente usados ​​graficamente (assim, de maneira acentuada bidimensional) e trazem profundidade ao ambiente. Como ladrilhos de cimento ou metrô, estes se transformam em revestimentos mornos para o destaque da cozinha, em seções especiais da parede ou na área de entrada. Nas paredes, é papel de parede com padrões pequenos e de grande formato que transformam uma sala em uma verdadeira obra de arte. No chão, tapetes com padrões geométricos, elementos florais ou fantasias gráficas fornecem detalhes, aqui também como um único produto novamente. As formas ovais são especialmente pronunciadas e, entre os itens de mobiliário, o aparador é de longe o mais decorativo.

 

Estas 08 tendências imm Cologne 2020 em design de móveis e interiores soam muito alinhadas ao modo de vida atual, seja nos grandes centros urbanos ou não, em diversos países e culturas - a sociedade está buscando cada vez mais o bem estar e mostra preocupações com a sustentabilidade.

Via © imm Cologne, para saber mais: clique aqui