Planejando a cozinha perfeita

A maioria das pessoas mantém o mesmo projeto de sua cozinha por, em média, 20 anos. Além disso, este é o ambiente da casa no qual passamos a maior parte do tempo. Desta forma, é preciso considerar e analisar todos os detalhes antes de construir uma nova cozinha.

 

A regra do triângulo

A maior parte da ação na cozinha ocorre entre o fogão, a pia e o refrigerador. Estes três pontos, e a linha imaginária entre eles, compõem a Regra do Triângulo.

A base de todo o projeto de cozinha é obter a distância correta entre os três cantos do triângulo: se eles estão muito distantes, perde-se tempo e energia se movendo entre os pontos; se estão muito perto, a cozinha fica com aspecto apertado.

É possível aplicar a regra do triângulo em praticamente todos os formatos de cozinha.

Para saber mais sobre a Regra do Triângulo, clique aqui.

 

         

 

As quatro zonas de trabalho

Após utilizar a Regra do Triangulo para definir o formato da cozinha, é preciso pensar nas atividades que irá desenvolver e as áreas nas quais o trabalho será feito.

Isto ajudará a escolher o melhor tipo de armário de armazenamento e eletrodoméstico para o seu projeto, assim como você deverá posicioná-los a fim de garantir que tudo está no seu devido lugar.

 

 

Zona de armazenamento de alimentos e utensílios

Primeiro, verifique se haverá espaço suficiente para estocar latas e pacotes, além de todos os seus ingredientes frescos. Reserve também alguns armários para armazenar itens usados diariamente, como utensílios de cozinha, talheres, pratos e copos. Então, pense sobre suas compras e hábitos de culinária, e somente aí decida que tipo de armários você precisa. Reserve também um espaço da bancada de trabalho para facilitar o desembalar das compras.

 

Dica: Unidades altas são ótimas para otimizar o espaço e garantir que tudo tenha seu lugar.

Sugestões: Dispensa | iMove | Comfort

 

Zona de limpeza

Como a maioria das cozinhas hoje conta com uma máquina de lavar louça, a pia é utilizada mais para o preparo dos alimentos, do que limpeza de louça. Por isso, precisa estar próxima ao fogão, a fim de facilitar tarefas como a lavagem de legumes, drenagem de arroz ou massa. Nesta área também será preciso reservar uma área para descarte ou reciclagem de resíduos.

Dica: Armário com fechadura para armazenar com cuidados produtos de limpeza e lixeiras extraíveis, para uma descarte simples e discreto.

Sugestões: Lixeiras | Cleaning Agent | Articuladores Free

 

Zona de preparo

O tamanho desta área vai depender do quanto você gosta de cozinhar. Se cozinha frequentemente, a sugestão é separar um espaço maior, a fim de comportar todos os utensílios e mantimentos utilizados durante o preparo da refeição. Se possível, posicione esta área entre a pia e o fogão, com os utensílios armazenados perto da base da unidade de armazenamento de temperos e especiarias.

Dica: Organizadores de gaveta auxiliam na manutenção da ordem, deixando temperos, especiarias e utensílios sempre no local certo.

Sugestões: No 15 | Dispensa Junior | Alto Drawer

 

Zona de Cocção

Para evitar acidentes durante a movimentação de panelas e travessas quentes, planeje seu forno e fogão em um lugar próximo a pia e bancada. Procure deixar as panelas, utensílios e temperos em locais de fácil alcance.

Dica: Experimente utilizar o espaço entre a bancada e os armários superiores para instalar um sistema organizador de parede. Com ele, é possível ter todos os utensílios sempre à mão, de forma organizada, facilitando e agilizando o trabalho na cozinha.  

Sugestões: Linero MosaiQ | LeMans | Tandem