Pioneirismo e excelência empresarial

A HÄFELE está celebrando seu 100º aniversário em 2023 e moldando o futuro: Além das muitas festividades, a construção do visionário “Dynamic Center” em Nagold também está começando.

A Häfele está planejando um projeto de construção visionário com o Dynamics Center e está investindo em sua sede na Floresta Negra em Nagold. Foto Häfele.

Häfele, especialista internacional em tecnologia de ferragens, sistemas eletrônicos de controle de acesso e iluminação, é considerado um campeão oculto. Apreciado no "Ländle" (Alemanha) e por especialistas do segmento em todo o mundo, porém menos reconhecido em terras mais distantes. Recentemente, isso vem mudando. O grupo editorial ZEIT atestou "excelência empresarial" ao grupo de empresas, que agora opera em uma base global. Clientes dos segmentos marcenaria, indústria moveleira, arquitetura e design de interiores confiam na expertise e força inovadora de empresas familiares.

Por ocasião do seu 100º aniversário, a Häfele tem agora muitos projetos em curso. Um projeto visionário foi lançado com a construção do "Dynamic Center" em Nagold – e a orientação futura da Häfele será expressa em vários eventos em Nagold e na Interzum, a principal feira comercial do mundo. O novo slogan "Maximizando o valor do espaço. Juntos" ilustra o objetivo de maximizar o valor do espaço em conjunto com os nossos parceiros – com conceitos sofisticados de viver e trabalhar nos ambientes de amanhã.

Força inovadora, coragem e otimismo: essas qualidades acompanharam a Häfele desde o início, e também caracterizaram os fundadores na época. O negócio original de 2 homens, que era uma loja de ferragens especializada, se transformou em uma empresa global, a Häfele SE & Co KG, com subsidiárias em 38 países e mais de 8.000 funcionários. Nagold é o Grupo, considerado um especialista líder em tecnologia de ferragens, sistemas de controle de acesso eletrônico e iluminação. A Häfele tem uma experiência única no desenvolvimento de conceitos inovadores de ambientes e continua a expandir a sua gama internacional de serviços. A presença da Häfele na Interzum, a principal feira do mundo, que acontece em Colônia de 9 a 12 de maio, dará início às comemorações do aniversário em 2023 e será devidamente celebrada na sede em Nagold, de 21 a 23 de Julho.

Repetidas vezes durante a agitada história da empresa Häfele, coragem, espírito inovador, flexibilidade e perseverança se manifestaram e levaram a empresa adiante. A base do maior especialista mundial em tecnologia de ferragens inteligentes, iluminação e sistemas de controle de acesso eletrônico era uma empresa pequena, ágil e inovadora. Em 1923, quando as condições econômicas eram mais difíceis, dois jovens enérgicos – os empresários Adolf Häfele e Hermann Funk – abriram a “Loja especializada em ferragens” em Aulendorf. Eles logo perceberam que seus produtos eram particularmente populares entre os carpinteiros e se mudaram para Nagold, que era o centro da produção de móveis de Württemberg na época. Nagold agora se tornou uma cidade com charme e carisma - e a empresa tradicional Häfele é dinâmica e voltada para o futuro, o que os torna uma boa combinação.

A mudança é baseada na continuidade

Sibylle Thierer (CEO) entrega a presidência da administração da empresa ao diretor-gerente de 45 anos, Gregor Riekena. Foto: Häfele.

Na Häfele, mudança sempre significa continuidade: muita coisa aconteceu desde 1923, com apenas quatro mudanças de gestão. No início de 2023, Sibylle Thierer (2003-2023) colocou a responsabilidade da empresa nas mãos de Gregor Riekena. Sua nomeação como quinto diretor da empresa nos 100 anos de história da empresa está ligada às melhores experiências do passado. O primeiro diretor administrativo que não pertencia às famílias Häfele e Thierer, Hans Nock (1982-2003), abriu caminho para que a empresa se tornasse um player visionário e global. Gregor Riekena é agora o segundo Chief Executive Officer (CEO) não familiar do Grupo Häfele.

“Sem ferragens, móveis não passam de uma pilha de tábuas”

Os marcos na história da empresa permanecem importantes – assim como seus “inventores”: o diretor administrativo da Häfele, Walther Thierer (1949-1982), lançou a Häfele Logistics, que ainda hoje é muito elogiada na indústria, e inventou o catálogo “The Complete Häfele”, que agora está disponível em todo o mundo em mais de 20 idiomas. No entanto, o nome de sua filha Sibylle Thierer representa o que é provavelmente a maior mudança na história das ferragens e dos sistemas de montagem. Ela trouxe da obscuridade os acessórios para móveis, os componentes de metal que foram tratados como acessórios puramente técnicos por um período considerável de tempo. Sibylle Thierer transformou a percepção de que os sistemas de ferragens e montagem são a verdadeira chave para emocionar e individualizar projetos de móveis e mobiliário.

“Sem acessórios, os móveis nada mais são do que uma pilha de tábuas”, esse ditado, que ela criou em 2007, era divertido, memorável e imediatamente compreensível em igual medida. Tornou as ferragens o principal foco de interesse de projetistas, marceneiros, designers do segmento de fabricação de móveis.

Arquitetos e designers de interiores trabalham com a Häfele

O Grupo Häfele agora também é considerado uma força motriz para a indústria hoteleira e de escritórios corporativos. Tornou-se particularmente conhecida na digitalização e no desenvolvimento de soluções de rede abrangentes para móveis e ambientes. O novo CEO Gregor Riekena, que ocupou cargos de responsabilidade na Häfele por vários anos antes de sua nomeação como presidente do Conselho Executivo, também foi fundamental para impulsionar isso. A Häfele não é apenas um fornecedor de acessórios, mas também um parceiro confiável para planejadores nas áreas de design de interiores e arquitetura - para os quais a Häfele cunhou o termo "soluções 360º para projetos". Desde o projeto até a implementação, a empresa fornece suporte com os produtos certos e com uma ampla gama de serviços de acompanhamento. A linha de produtos da Häfele inclui sistemas de acesso eletrônico, soluções de iluminação personalizáveis e sistemas de controle inteligentes com alto grau de conveniência operacional.

Olhando para o futuro: "Maximizando o valor do espaço. Juntos."

Os Lighting Pads e o Lighting Pad Lounge, Nimbus - Häfele.

Entre outras coisas, a excelente experiência da empresa baseia-se na aquisição estratégica de start-ups, cujo know-how é integrado e desenvolvido com prudência. Um exemplo é a aquisição da start-up ThingOS, que foi precedida por vários anos de cooperação. O conhecimento técnico e o novo ímpeto do espírito fundador visionário foram incorporados à própria cultura corporativa da empresa com esta etapa: com o ThingOS, a Häfele agora é totalmente capaz de projetar experiências únicas de iluminação e ambiente a partir de uma única fonte, junto com Nimbus (luz e acústica) e Sphinx (sistemas de controle de acesso eletrônico). A experiência especial da empresa em redes inteligentes de móveis e iluminação ambiente e também outras funções para interiores é único na indústria e faz da Häfele uma pioneira.

"Maximizando o valor do espaço. Juntos." é também o novo slogan com o qual a Häfele inicia seu segundo século como empresa. Ele engloba nada menos que o objetivo de criar ambientes habitáveis e consistentes junto com parceiros, nos quais tudo foi pensado. Porque não importa como queremos viver e trabalhar amanhã, as soluções inteligentes estarão em alta. A Häfele está convencida de que o valor de um ambiente não é medido em metros quadrados, mas no que você faz com ele. É por isso que o objetivo é obter o maior benefício possível juntos – para residentes, hóspedes e investidores.

Excelência empresarial

A Häfele agora é reconhecida também fora de seu próprio segmento: “Excelência empresarial” é o que o publicitário e empresário Dr. Florian Langenscheidt atestou ao Grupo Häfele em seu livro ilustrado recentemente publicado “From the Best Family”, no qual a Häfele é retratada como uma de 100 empresas familiares. Em tempos difíceis, é mais importante do que nunca chamar a atenção para as conquistas das empresas familiares alemãs. Representam continuidade, sustentabilidade, sucesso económico e responsabilidade social, consta no comunicado de imprensa do grupo editorial ZEIT. Seria difícil formular de forma mais sucinta o que constitui a cultura corporativa da Häfele e também continuará a caracterizá-la pelos próximos 100 anos.

Gregor Riekena vê assim: “Por ocasião do 100º aniversário, queremos expressar duas coisas: orgulho no caminho de sucesso que a empresa tem percorrido até hoje – e o otimismo de que podemos continuar esta história de sucesso, também tendo a coragem para evoluir continuamente.”

Atividades no ano de aniversário

The Blackbox, o novo showroom da Häfele em Stuttgart. Foto Häfele.

A empresa provou repetidas vezes que palavras são seguidas de ações e tem muitas coisas em mente para o ano de aniversário: após a abertura do quarto armazém no centro de logística em Nagold, a construção do novo Dynamics Center, que foi projetado por Schmidt Architekten de Kenzingen, vai começar este ano. A feira BAU em Munique, de 17 a 22 de abril, também foi marcada por uma estreia: a Häfele apareceu pela primeira vez no Hall C2 “Light and Smart” e exibiu de forma impressionante a interação entre iluminação, ambiente e móveis, gerenciamento de acesso e controle em rede desenvolvido em conjunto com a agência criativa “jangled nerves” de Stuttgart. Várias atividades do 100º aniversário estão planejadas durante o ano. As comemorações começarão em Colônia em maio, na interzum, a principal feira mundial de produção de móveis e design de interiores. Isso será seguido no verão pela “Blackbox Night” no showroom de Stuttgart em 21 de junho e quatro semanas depois pelo grande fim de semana de aniversário na sede: uma celebração apropriada acontecerá em Nagold de 21 a 23 de julho.

______________

Para mais informações:

Häfele Brasil Ltda.
E-mail: marketing@hafele.com.br
Site: http://www.hafele.com.br