Häfele: Pronta para o segundo século – continuidade e inovação.

Mudança de geração no 100º aniversário.

Nagold – 25 de outubro de 2022.

O grupo internacional Häfele está se preparando para o próximo século por ocasião do seu 100º aniversário com uma mudança inovadora de pessoal. Após 20 anos à frente da especialista em ferragens para móveis e arquitetura, sistemas eletrônicos de controle de acesso e iluminação LED, Sibylle Thierer (CEO) está entregando a presidência da administração da empresa ao diretor administrativo Gregor Riekena, de 45 anos.

O Grupo Häfele está, portanto, não apenas aproveitando seu 100º aniversário para relembrar as conquistas anteriores, mas também para se reestruturar sob o lema “Pronto para o futuro”.

“Com esta mudança no topo, estamos a sublinhar com confiança o nosso lançamento no próximo século Häfele”, diz a CEO cessante, mantendo-se fiel ao seu lema de: “Ficar parado é um passo atrás” com a afirmação: “Não se trata de fazer tudo como fizemos antes, trata-se de um maior desenvolvimento da indústria”.

Sibylle Thierer permanecerá como presidente do Conselho de Administração. A sua voz continuará, portanto, a ser ouvida nas futuras tomadas de decisão do grupo. A mudança de geração que está ocorrendo representa a implementação de um plano de sucessão há muito planejado e bem elaborado pelas famílias de acionistas, que será concluído até 1º de janeiro de 2023. Isso se integrará perfeitamente a outras atividades que visam alcançar uma suave transição para os próximos 100 anos de Häfele. A alteração do estatuto jurídico da empresa para empresa europeia com a designação SE e a nova estrutura de gestão e controle associada que decorreu em 2020, é tão relevante aqui como o realinhamento internacional da empresa com a criação de regiões.

 

Estabelecendo uma direção visando o futuro

O próximo capítulo da história de sucesso da Häfele será anunciado pela definição de metas visando o futuro: a boa experiência do passado está sendo construída com a nomeação de Gregor Riekena como o quinto CEO na história da Häfele. Hans Nock (1982-2003), o primeiro CEO que não era membro das famílias Häfele ou Thierer, abriu caminho para que a empresa se tornasse um player com visão global. O Sr. Riekena está agora se tornando o segundo CEO não familiar do Grupo Häfele.

Graduado em Administração, Gregor Riekena ingressou na Häfele como Head of Marketing em 2011 e reforçou a gestão desde 2015 como Chief Marketing Officer (CMO). Em seu caminho para se tornar o sucessor designado de Sibylle Thierer, ele se familiarizou intensamente com a empresa em nível nacional e internacional. Entre outras coisas, foi responsável pela estratégia de marca do Grupo Häfele e pelo desenvolvimento de uma plataforma global de e-commerce.

Recentemente, o foco tem sido avançar para o próximo século com o projeto “Estratégia Corporativa 2030”. “Aqui trabalhamos juntos para estabelecer as bases para moldar o futuro. Durante essa intensa fase de cooperação, ficou claro que havia chegado a hora de entregar a responsabilidade a Gregor Riekena. Ele tem as melhores qualificações para esta tarefa e tenho total confiança nele”, diz Sibylle Thierer.
 

“Somos e continuaremos a ser uma empresa familiar”

Sibylle Thierer enfatiza que a Häfele está bem preparada para as próximas mudanças com sua combinação tradicionalmente bem-sucedida de continuidade e inovação.

A Sra. Thierer vê, em particular, a continuidade da existência da empresa familiar e manutenção do espírito de família no grupo, que agora se expandiu para mais de 8.000 funcionários e receita anual de quase 2 bilhões de euros. No entanto, o mesmo se aplica ao caráter internacional da empresa, aliado a uma atitude cosmopolita. As famílias de acionistas Thierer e Häfele são as garantias dessa atitude. Eles vivem em dois continentes, na América e na Europa.

 

“Sem ferragens, o móvel não é nada mais do que uma pilha de chapas”

Considerando que o CEO da Häfele, Walther Thierer (1949-1982) lançou com sucesso a logística Häfele que ainda é muito elogiada na indústria hoje, criou o catálogo “Der Große Häfele” (O Grande Häfele), que agora está disponível em todo o mundo em mais de 20 idiomas, e dedicou-se ao branding, o nome de sua filha provavelmente representa a maior mudança na história das ferragens e sistemas. Ela dedicou seu coração e alma aos acessórios para móveis, componentes que há muito eram considerados acessórios puramente técnicos no negócio de móveis, e os arrancou da “invisibilidade”. Sibylle Thierer percebeu que os sistemas de ferragens e acessórios são a verdadeira chave para emocionalizar e individualizar móveis. Todos entenderam imediatamente o significado do slogan “Sem ferragens, móveis não são mais do que uma pilha de chapas”, que ela criou em 2007. Numa época em que a funcionalidade dos móveis e do mobiliário ganhava cada vez mais importância, este slogan elevava os móveis de sua existência escondida ao foco principal de interesse de especificadores, designers e fabricantes de móveis.

Seguiu-se pela descoberta da notável importância da iluminação em móveis e ambientes, que deu à Häfele uma área de negócios completamente nova com Loox e Nimbus, e que continua a inspirar a indústria de móveis e marcenaria, designers de interiores e arquitetos.

Na era Thierer, a Häfele também se propôs a colocar digitalmente em rede, todas essas opções e equipar cadeias hoteleiras em todo o mundo com seu sistema de controle de acesso eletrônico Dialock, por exemplo.

“Tudo o que fiz sempre foi para tornar os espaços mais habitáveis ​​para as pessoas de uma maneira contemporânea”, diz Sibylle Thierer. Mas isso só é possível com uma visão holística sobre os móveis. Esta foi a única maneira para a Häfele evoluir de um revendedor e fabricante de ferragens para um especialista e consultor, procurado em todo o mundo para mobiliar todos os tipos de ambientes, sob a gestão de Sibylle Thierer.

O aumento da receita anual de bons 500 milhões de euros para pouco menos de 2 bilhões de euros em 20 anos mostra que a Häfele está no caminho certo. E porque a família Häfele sempre olha para o futuro com coragem e otimismo, já de olho no terceiro bilhão.

Imagens:

221025_fig1_Häfele_Sibylle-Thierer_Gregor-Riekena.jpg

Pronta para entrar no próximo século Häfele: Após 20 anos à frente da especialista em ferragens para móveis e ferragens arquitetônicas, sistemas eletrônicos de controle de acesso e iluminação LED, Sibylle Thierer (CEO) está entregando a presidência da administração da empresa para Gregor Riekena, diretor administrativo de 45 anos.


Fotos: Häfele

______________

Para mais informações:

Häfele Brasil Ltda.
E-mail: marketing@hafele.com.br
Site: http://www.hafele.com.br