Tecnologia oculta no mobiliário

Projetos aliam cada vez mais tecnologia ao mobiliário.

Os compradores de hoje esperam encontrar ambientes cada vez mais personalizados para atender às suas necessidades específicas. A mudança comportamental da sociedade e dos jovens está liderando esse desejo de personalização pois desejam que seus lares sejam mais personalizados e voltados para estilos contemporâneos e tecnológicos. Para arquitetos e designers, isso indica criar casas conectadas aos seus donos por meio de aplicativos de celular e computadores, tendências que os arquitetos devem levar em consideração ao projetar residências daqui para frente.

Cozinhas podem conter gadgets invisíveis/ocultos dentro de móveis ou bancadas ©Shutterstock

 

As novas tecnologias domésticas estão mais integradas do que nunca. Os  consumidores desejam recursos domésticos conectados que simplifiquem suas vidas, ao mesmo tempo em que se mesclam ao resto da casa. A Häfele dispõe da linha Loox Iluminação e Soundsystem que permitem o controle de luz e som ambiente através de um aplicativo móvel - o que torna as tarefas diárias mais eficientes e proporcionam entretenimento ao mesmo tempo. Além de disponibilizar ao mercado produtos como Power Plug, em que as tomadas e conexões USB ficam "escondidas" nos móveis ou bancadas de trabalho, além de disponibilizar diversos tipos e modelos de passa cabos e organizadores de fiação; pois ainda vivemos em uma época conectada por fios, mas isso não deve ser motivo de stress e sim de possível organização.

 

 Organizadores de fios e cabos © Häfele

 

Novidade Häfele lançada em 2018, o Espelho Multidimensional possui iluminação já embutida no produto e o mesmo possibilita a instalação do sistema Soundsystem, que fica totalmente oculto no móvel e permite conexão com aparelhos via bluetooth. Iluminação, som e desembaçador em um único produto.

 

Espelho Multidimensional © Häfele
Luminária Loox LED 3002, projetada para ser instalada de forma embutida em armários de parede ou prateleiras. © Häfele

 

Na busca pela personalização, a residência conectada pode ser diferente para diferentes públicos, no entanto, a facilidade de instalação e uso são componentes cruciais para a casa conectada. Os arquitetos e designers devem trabalhar para garantir que a personalização faça parte desde o início do projeto e também que as novas residências sejam otimizadas para as conectividades via bluetooth e wi-fi, por exemplo.

 

Carregador por indução, pode ser instalado sob o tampo dos moveis. © Häfele