Grupo Häfele apresenta crescimento de 7% em todo o mundo

Ótimos resultados, incluindo a Europa Ocidental e América

O grupo internacional alemão Häfele, atuante no segmento de ferragens e sistemas de controle de acesso eletrônico, continuou a crescer em 2014. A companhia obteve uma receita de 1.144 bilhão de euros, o que representa um crescimento de 7% quando comparado ao resultado obtido no ano anterior (1.071 bilhão de euros).

De acordo com o conselho administrativo da empresa, a contribuição das subsidiárias do Grupo foi fundamental para alcançar este crescimento, uma vez que 77% de toda a receita da Häfele provem de mercados internacionais. A filial da empresa situada nos Estados Unidos, por exemplo, vem demonstrando um desenvolvimento impressionante nos últimos três anos. Já as subsidiárias localizadas na Ásia e região do Pacífico exibiram uma ligeira queda no excelente crescimento que vinham apresentando, porém, continuaram a impulsionar o resultado positivo obtido pela Häfele, igualmente fizeram as unidades presentes na região do Golfo. As sucursais da Häfele situadas na Europa Ocidental também contribuíram para o crescimento, uma vez que obtiveram novamente resultados positivos, com destaque à empresa localizada na Grã Bretanha, a qual teve um resultado acima da média. O mesmo aconteceu com a subsidiária brasileira, que apresentou números positivos e conseguiu crescer 16% no último ano, apesar do baixo crescimento econômico no país e eventos como eleições e a Copa do mundo que interferiram nos negócios da empresa. Assim, no geral, a matriz da companhia, localizada na Alemanha, apresentou um crescimento de 6%, enquanto as suas subsidiárias internacionais cresceram 8%.

Sibylle Thierer, CEO do Grupo Häfele, avalia os resultados apresentados nos últimos anos como uma marca histórica para a companhia. “Desde 2009, um ano crítico para todos os mercados, nossa empresa foi capaz de aumentar sua receita em mais de 50%. Isso somente foi possível graças ao esforço e empenho demostrado por todos os nossos colaboradores, estando eles localizados na Alemanha ou em nossas subsidiárias. Milhares de funcionários em todo o mundo carregam o jeito Häfele de ser em seus corações e, assim, conseguem atender da melhor maneira possível os desejos de nossos clientes e consumidores.” Thierer assumiu a direção da empresa em 2004 e representa a terceira geração no comando do Grupo.

A Häfele fornece produtos e serviços para os principais fabricantes de móveis no mundo, assim como para importantes escritórios de arquitetura, renomadas marcenarias e grandes revendas em todo o globo. Para isso, o Grupo conta atualmente com um total de 6.900 colaboradores, 300 a mais do que no último ano. No Brasil, a empresa conta com 75 colaboradores, divididos entre a sede administrativa em Piraquara (PR), o Design Studio em São Paulo (SP) e atuando em externamente.

Foco no cliente e uma ampla gama de soluções são as chaves para o sucesso da empresa

Presente em mais de 150 países, o Grupo Häfele possui 37 filiais, sendo que 23 delas estão em operação há mais de 15 anos, como é o caso da subsidiária brasileira, que atua no mercado nacional desde 1998. Deste modo, com presença global e conhecimento local, a empresa consegue manter um próximo relacionamento com seus clientes, oferecendo produtos e serviços focados nas necessidades dos mercados no qual atua. Assim, a empresa torna possível o desenvolvimento customizado de soluções em um de seus seis parques industriais ou então a compra de produtos em um dos mais de 1.500 parceiros globais que fornecem ao Grupo. Independentemente da forma, todos os artigos comercializados pela empresa contam com os mais rígidos padrões europeus, e por isso, possuem a tradicional qualidade presente nos produtos Häfele.

Somada à expertise nos mercados no qual atua, a empresa ainda oferece uma ampla gama de produtos, tais como o sistema eletrônico de acesso Dialock, o qual é utilizado em grandes cadeias hoteleiras, bem como em pequenas e acolhedoras pousadas, e o sistema de iluminação LED Loox, que pode ser aplicado em cozinhas e mobiliários de diferentes estilos. Assim, segundo Sibylle Thierer, esta ampla variedade de soluções oferecida pela Häfele e o próximo relacionamento com seus públicos representam o dinamismo e a capacidade de inovação presentes pela empresa. Ainda de acordo com a CEO do Grupo, esta propensão a sempre antecipar o futuro, prevendo as demandas dos consumidores, vai de encontro à filosofia praticada na empresa, de pensar nas necessidades futuras dos clientes hoje.

Melhoria nos sistemas de gestão com a implementação do SAP

Neste último ano houve uma grande preocupação com a rede e os sistemas de gerenciamento utilizados na empresa. Por isso, a Häfele investiu um total de 33 milhões de euros na melhoria de serviços relacionados ao mercado, logística e produção. Um dos principais investimentos foi a implantação do novo sistema de gestão SAP, o qual irá aumentar consideravelmente as capacidades de relacionamento entre as filiais em todo mundo. A padronização dos processos e formas de comunicação entre a matriz e suas filiais está em fase de desenvolvimento e deve ser intensificado nos próximos meses.

Na virada do ano, a matriz do Grupo, em Nagold, na Alemanha, teve implementado o sistema SAP. Esta mudança de sistema foi considerada um dos maiores desafios enfrentados pela empresa em sua história. Deste de janeiro de 2015 até o momento, a sede da empresa em Nagold, o centro logístico de Wolfsberg, assim como 20 outras subsidiárias e todos os escritórios de vendas da Häfele estão utilizando o novo sistema de gestão SAP. De acordo com o coordenador de TI da Häfele Brasil, Júlio Cartaxo, a subsidiária brasileira irá adotar o novo sistema a partir do segundo semestre do próximo ano.

“Acredito que é extremamente importante frisar que todos os nossos clientes não foram impactados durante esta virada de sistema. Isto somente foi possível devido ao empenho e comprometimento de nossos colaboradores durante este processo.”, comenta Sibylle Thierer, orgulhosa de seus funcionários. Com esta mudança, a companhia se prepara para mais crescimentos e expansões nos próximos anos.

Devido aos investimentos realizados nos últimos anos e grande conhecimento logístico, o centro de distribuição de Wolfsberg está preparado para atender a futuros aumentos em demandas. Atualmente, uma média de 4.700 entregas é realizada diariamente, representando mais de 25 mil itens expedidos, por dia, para clientes em todo o mundo. O número de envios diários teve um aumento de mais de 70% nos últimos anos e parece não haver previsão na redução deste crescimento.

Previsões para 2015

O Grupo Häfele está otimista a respeito do ano que se inicia e vislumbra excelentes oportunidades de crescimento em escala global. Esta confiança é resultado dos altos investimentos da empresa nas áreas de TI, produção e logística. Assim, a Häfele espera obter um aumento médio de um dígito em sua receita. O valor total de verba investida pelo Grupo neste ano será de aproximadamente 30 milhões de euros. Contudo, a empresa reconhece os riscos presentem em mercados com câmbio voláteis, como é o caso do Brasil, e por isso, prevê uma abordagem cuidadosa e flexível nestes países. De acordo com Greg Blain, presidente da subsidiária brasileira, a empresa vê que o cenário econômico brasileiro está se deteriorando a cada dia, e com isso, as perspectivas do setor industrial moveleiro não são muito otimistas. Contudo, ao longo dos últimos três anos, a filial no país, igualmente à sua matriz na Alemanha, realizou diversos investimentos a fim de melhor a sua eficiência operacional e o atendimento aos seus clientes. Isto permitiu que a Häfele Brasil alcançasse um crescimento em vendas em 2014 acima das demais sucursais do Grupo. Desta forma, a empresa tem expectativas em manter o resultado positivo durante o ano de 2015. “Esperamos que a partir do fortalecimento no relacionamento com os clientes já existentes, a conquista de novos e a ampliação do nosso mix de produtos, a Häfele Brasil consiga continuar a conquistar bons resultados em vendas neste ano. Para isso, a empresa lançará, agora na FIMMA, a sua nova linha de articuladores Free, a qual foi desenvolvida e fabricada pela matriz, na Alemanha. A nova família de articuladores Free surge como uma aposta da empresa na busca pela ampliação da participação da Häfele no mercado moveleiro de médio e alto padrão.”, comenta Greg Blain. 

Matriz_Nagold