Balanço 2024: Häfele se mantém firme em um ambiente de mercado desafiador

Posicionamento orientado para o futuro com uma proposta de valor relevante e parceiros fortes

Nagold – 02/05/2025

A especialista líder mundial em tecnologia de ferragens inteligentes, sistemas de bloqueio eletrônico, bem como iluminação e redes está em uma base sólida e, como é característico de uma empresa familiar, está se mostrando enérgico: a Häfele depende de parcerias fortes que criam novas soluções e oportunidades de negócios. O posicionamento nas regiões de vendas, concluído no ano passado, está provando o seu valor para uma cooperação internacional coordenada e direcionada. Com um crescimento de vendas de 1,5% ou 2,7% ajustado aos efeitos cambiais em comparação com o ano anterior, o Grupo Häfele manteve-se bem em 2024 num ambiente de mercado que permaneceu muito desafiador. Mesmo que o ambiente de mercado continue desafiador, a Häfele está confiante para 2025.

 

Em 2023, a Häfele embarcou no seu segundo século corporativo com Sibylle Thierer como Presidente do Conselho de Administração e Gregor Riekena como CEO. Foto: Häfele.

O comércio especializado como um importante impulsionador de vendas no mercado interno – desenvolvimentos robustos em todo o mundo, apesar das crises

O ano foi marcado por tensões geopolíticas, taxas de juro em declínio, mas ainda elevadas, e incertezas políticas relacionadas com eleições em vários países. Neste ambiente, os consumidores de todo o mundo mostraram-se relutantes em fazer grandes investimentos, incluindo imóveis e o design de interiores. A Häfele está provando o seu valor neste ambiente: em 31.12.2024, o Grupo Häfele, com filiais em 38 países, registrou vendas de 1,74 bilhão de euros, com uma participação estrangeira de 82%. Nas regiões de vendas da Häfele o desenvolvimento não foi uniforme. Os negócios na região do Médio Oriente, África e América Latina desenvolveram-se muito bem em 2024. O crescimento foi cautelosamente positivo nas três regiões da Europa Oriental e Ásia Central, nos EUA e na Europa Ocidental. Embora os mercados asiáticos ainda fossem motores de crescimento em 2023, registaram ligeiras quedas nas vendas em geral. No mercado interno da Alemanha, o segmento de mercado de comércio especializado provou ser o mais importante impulsionador de vendas num ambiente ainda desafiador. Em muitos mercados, foi claramente perceptível em 2024 que a economia persistentemente fraca no setor imobiliário continuará a ser um grande desafio em 2025.

Moldar juntos os ambientes de vida e de trabalho do futuro

Em 2025, os clientes dos setores de comércio, indústria moveleira, hotelaria, construção, arquitetura e design de interiores podem esperar impulsos e soluções inspiradoras da Häfele. CEO Gregor Riekena: "Nosso princípio orientador é" Maximizar o valor do espaço. Juntos." serve de bússola para nós e para os nossos parceiros. Se nos ouvirmos e impulsionarmos uns aos outros em parcerias, encontraremos novas soluções para os ambientes de vida e de trabalho do futuro, no interesse dos nossos clientes. Isto irá ajudar-nos a todos a avançar - mesmo em situações de mercado desafiantes."

A principal feira interzum do mundo dá vida ao slogan da Häfele

A Häfele está aproveitando a interzum, a maior feira comercial do mundo para a indústria fornecedora, em maio, para dar vida ao seu propósito: Para a Häfele, maximizar o valor do espaço em conjunto significa levar em consideração diferentes interesses. Desta forma, os usuários e moradores de uma casa olham para ela de uma perspectiva diferente como projetistas, fabricantes de móveis ou operadores. Às vezes o que importa é principalmente a funcionalidade, às vezes a atmosfera está em primeiro plano. Além disso, há aspectos como networking, soluções inteligentes e visão sustentável do processo do cliente. Tudo isso ganhará vida no estande da Häfele: os visitantes da Häfele experimentarão a interação dessas “dimensões” em diferentes áreas de aplicação, como cozinhas, escritórios ou conceitos para viver em pequenos espaços.

Força motriz com um diferencial único no mercado: Häfele Lighting

As soluções e serviços da marca Häfele Lighting desempenham um papel especial no design de interiores. Na sua combinação bem pensada de mobiliário e iluminação ambiente, bem como outras soluções em rede para criar uma experiência global integrada e em rede, a marca tornou-se uma força motriz e desfruta de um diferencial único no mercado.

Juntos pela continuidade e olhando para o futuro

Com a sua aparição na interzum, a Häfele atingiu um marco importante na ativação da sua Estratégia 2030, que traçou o caminho para o segundo século da empresa, que foi acompanhado pela mudança de Sibylle Thierer para Gregor Riekena em 2023. O CEO da Häfele, Gregor Riekena, representa uma geração jovem de gestores que estão muito familiarizados com o pensamento e a ação em contextos globais. Isto também inclui os cenários em rápida mudança nos mercados internacionais. O Grupo Häfele global também tem uma base sólida devido ao seu Conselho de Administração comprometido e intergeracional, presidido por Sibylle Thierer. No comitê, uma geração experiente e uma geração jovem das famílias de acionistas, agora a quarta, apertam as mãos. Juntos, eles representam continuidade e olhar para o futuro.

Visão construída – o futuro acontece em Wolfsberg em Nagold

O complexo de edifícios de alta tecnologia em Wolfsberg, em Nagold, promete ser um projeto inovador para o futuro. O edifício, que tem em conta todos os critérios de construção sustentável, ganhou agora uma forma visível desde o início da construção em 2023. No final de 2025, a primeira parte do edifício entrará em funcionamento com o departamento de logística. Segundo Gregor Riekena, “no futuro, será possível processar pedidos de forma ainda mais rápida, ecológica e ergonômica para funcionários em todo o mundo”. No total, a Häfele planeja investir uma quantia elevada de dois dígitos milhões neste e em outros projetos em 2025.

2025 – Criando momentos de crescimento juntos

Segundo Häfele, atualmente só é possível formular previsões para 2025 de forma limitada. Embora se espere que alguns mercados permaneçam estáveis ​​e haja sinais de uma ligeira recuperação nos EUA, há “poucos ventos favoráveis” de outras regiões, de acordo com Gregor Riekena. O CEO conclui: “Num mundo em convulsão, é, portanto, mais importante do que nunca identificar oportunidades em países com a estratégia certa, adaptar-se de forma rápida e flexível às novas circunstâncias e criar os seus próprios momentos de crescimento juntamente com os parceiros”.

 

No seu mercado doméstico, a Alemanha, o comércio especializado provou ser o motor de crescimento mais importante. Foto: Häfele

 

Em 2024, a empresa e Egger mostraram como a Häfele maximiza o valor do espaço em “The Moving Tree”. Graças ao seu design flexível e modular, o tronco de árvore de grandes dimensões permite uma vida confortável nos espaços pequenos. Foto: Andreas Wimmer

Uma bela vida com iluminação adaptável à situação é possível na "“The Moving Tree”. Foto: Andreas Wimmer

A Häfele apresentou a nova marca Häfele Lighting pela primeira vez em 2024. É a primeira e até agora única marca a combinar os temas de “luz no ambiente” e “luz nos móveis” numa experiência global integrada e em rede com as suas gamas Loox, Connect e Nimbus. Com a nova solução universal OneCable, a iluminação pode ser adaptada de forma individual e criativa a diferentes situações da sala. Renderização: Häfele

 

Iluminação ambiente, mas também ênfase em móveis e acessórios ou realces de iluminação em pinturas e objetos de arte. A Häfele Lighting pode fazer tudo isso. Além disso, se a utilização de uma divisão mudar completamente ao longo do tempo, o sistema de iluminação pode adaptar-se facilmente à nova utilização. Renderização: Häfele