Grupo Häfele mostrando crescimento significativo apesar da pandemia

Excelente relatório financeiro para 2021: receita aumenta 22%

O Grupo Häfele, especialista internacional em ferragens, sistemas eletrônicos de controle de acesso e iluminação para móveis e ambientes, encerrou o ano com um aumento de 22% na receita global, com contribuições provenientes de todas as partes do negócio. Com sede em Nagold, no sul da Alemanha, e com 38 subsidiárias em todo o mundo, a receita anual da empresa aumentou € 308 milhões para € 1,7 bilhão, apesar dos desafios extremos da cadeia de suprimentos experimentados durante o segundo ano da pandemia. Aumentando em 22,5%, as atividades de negócios sediadas na Alemanha tiveram um desempenho tão bom quanto as empresas estrangeiras do Grupo Häfele.

Olhando apenas para os números básicos, há um ano, a Häfele ainda estava com um crescimento negativo de 7,3%. No entanto, olhando mais de perto, havia uma luz evidente no fim do túnel, e isso levou o conselho de administração a anunciar uma perspectiva positiva para 2021, uma decisão agora claramente validada. De fato, de outubro a dezembro de 2020, o relatório financeiro de Häfele começou a subir de forma bastante brilhante. Isso criou a base para o resultado positivo que vemos hoje para 2021.

Sucesso internacional

Desta vez, há muitos fatores para o sucesso da empresa durante o período do relatório, e a presença da Häfele em mais de 150 países deu a estabilidade necessária em termos de crescimento. Destacaram-se os desempenhos da América do Norte, Sul da Europa, Reino Unido, Índia e China, todos com contribuições acima da média para o crescimento. Em todas as suas seis regiões ao redor do mundo, a Häfele conseguiu equilibrar a queda de 2020 em suas receitas, fechando este ano superando sua previsão.

Para a empresa ficou claro que a força logística do Grupo e a estratégia de armazenamento de longo prazo criaram as bases para garantir o crescimento aqui testemunhado. A Häfele encarou com sucesso os contínuos desafios extremos em sua cadeia de suprimentos, principalmente ao tomar a decisão antecipada de aumentar seus níveis de estoque global em 20%.

​​​​​​​CEO Sibylle Thierer

 “No entanto, alguns produtos ficam parados por falta de matéria-prima e capacidade de transporte. Diante da situação, estamos consultando muito de perto os clientes e fornecedores para otimizar a oferta e a demanda e nossos ciclos “just in time”. Falando figurativamente, ainda estamos repetidamente nos encontrando em uma espécie de malabarismo avançado”, é como a CEO, Sibylle Thierer, descreve a situação atual. Assim, a Häfele continua severamente afetada pelas dificuldades enfrentadas por seus fornecedores europeus e asiáticos.

Mesmo assim, durante o ano passado, a Häfele voltou a responder rápida e dinamicamente às adversidades e desafios apresentados pela pandemia, e manteve suas operações ininterruptas.

Serviços digitais massivamente expandidos

A Häfele atualizou enormemente seus serviços digitais em todas as áreas, e isso certamente não passou despercebido. A Häfele Discoveries, plataforma digital da empresa na interzum do ano passado – a feira líder internacional realizada na primavera – foi recebida com entusiasmo por clientes e funcionários. A aparência digital ganhou vários prêmios de prestígio desde então, incluindo o “UX Design Award”, o “red dot communication award” e o “Galaxy Award”. Na Häfele, as pessoas estão falando sobre um verdadeiro impulso de digitalização com foco no comércio eletrônico e na interação com o cliente. Assim, ao lado da plataforma Discoveries, que agora funciona como um showroom digital internacional, há também novas funcionalidades na loja online da Häfele e uma expansão em grande escala e orientada para as necessidades do portfólio de serviços da Häfele. Um exemplo é o desenvolvimento contínuo da Häfele Academy, que oferece treinamento digital e analógico para clientes – existentes e potenciais – equipando-os para novos segmentos de mercado.

Iluminação para móveis e ambientes

A Häfele já estabeleceu uma sólida reputação como especialista reconhecido internacionalmente em iluminaçãoLED para móveis. Com a aquisição do fabricante de iluminação arquitetônica Nimbus, a empresa adquiriu experiência adicional necessária na área de iluminação de ambientes. Juntamente com os móveis multifuncionais, há também uma demanda enormemente crescente por conceitos de iluminação pensados ​​de forma holística para espaços de estar e de trabalho. A empresa identificou oportunidades futuras para desenvolver novas áreas de negócios que beneficiarão seus clientes. Assim, uma das principais tarefas da Häfele Academy será transformar fabricantes de móveis em “fabricantes de móveis leves” com a ajuda do sistema 24 Volt Connect Mesh.

Perspectivas: Investimento em um futuro sustentável

A Häfele comemora seu 100º aniversário em 2023, quando se juntará a um clube exclusivo de apenas 2% das empresas familiares alemãs para atingir esse marco. À beira de um novo século, o Grupo Häfele está olhando para o futuro com grande confiança e alguns planos ambiciosos. Durante este ano, a empresa investirá no aumento da produtividade e também iniciará um projeto de construção em sua base de Nagold, onde os planos envolvem mais do que apenas mais um novo edifício. A ideia por trás do novo Häfele Dynamics Center é combinar a visão positiva da empresa de um futuro sustentável com uma arquitetura arrojada, para tornar sua filosofia vista e experimentada. “Estamos mostrando como o coração pulsante da Häfele está firmemente enraizado na Floresta Negra”, diz o Diretor de Marketing (CMO), Gregor Riekena, “e que, além de sinônimo de relógios de cuco, esta região também pode ser “cool” de verdade”.

​​​​​​​Encomende hoje, entrega amanhã – a Häfele se tornou um bom fornecedor de logística confiável com seus parceiros de negócios em todo o mundo, mesmo em tempos de pandemia. A construção atual de um quarto armazém de arranha-céus no centro de expedição da Häfele em Wolfsberg em Nagold, e os planos para o Centro de Dinâmica Häfele (mostrado aqui a partir de uma perspectiva aérea) garantirão que as coisas continuem assim no futuro.
Definindo nosso lugar no mundo e escrevendo o próximo capítulo da história da empresa – a construção do Häfele Dynamics Center marcará o 100º aniversário da empresa no próximo ano e por muitos anos.

Desde 1974, quando começou a operar a partir do parque industrial em Wolfsberg em Nagold, a Häfele ampliou, converteu, modernizou e otimizou regularmente sua base matriz. Mas agora o foco está em conseguir muito mais. Trata-se de definir seu lugar no mundo e se preparar para o próximo capítulo da história da empresa. Trata-se também de usar tecnologia de ponta para criar uma nova logística transparente que possa ser experimentada por todos os nossos clientes e significará o processamento e a entrega de pedidos mais rápidos e personalizados em todo o mundo. Mas o Häfele Dynamics Center conta também com a criação de um novo Brand Showroom e novas maneiras de se relacionar com parceiros de negócios, start-ups e equipe.

Esta é uma visão completamente ambiciosa, um projeto no qual a empresa investirá dezenas de milhões. E sim, trata-se também de Nagold como local, um ponto enfatizado por Sibylle Thierer. “A Häfele tem raízes profundas aqui. Foi a partir daqui que passamos de um negócio regional para uma operação em toda a Alemanha, antes de nos tornarmos internacionais na década de 1960. Dentro da indústria de móveis de hoje, a Häfele é vista como um selo garantido da referência de qualidade alemã – e “Made in Nagold” tornou-se uma espécie de padrão-ouro. E queremos mantê-lo assim para o futuro.”

Fotos: Häfele

Häfele é um grupo corporativo organizado internacionalmente com sede em Nagold, Alemanha. A empresa familiar foi fundada em 1923 e hoje atende a indústria de móveis, arquitetos, planejadores, marceneiros / marceneiros, bem como revendedores em mais de 150 países ao redor do mundo com acessórios para móveis e ferragens arquitetônicas, sistemas de controle de acesso eletrônico e luz LED . A Häfele desenvolve e produz na Alemanha e na Hungria. No ano financeiro de 2020, o Grupo Häfele alcançou exportações de 79% com 8.000 funcionários em 38 subsidiárias e várias concessionárias adicionais em todo o mundo e receita de mais de 1,39 bilhão de euros.

______________

Para mais informações:

Häfele Brasil Ltda.
E-mail: marketing@hafele.com.br
Site: http://www.hafele.com.br