Relatório Financeiro de 2019

Häfele aumenta receita em 7,6% | crescimento particularmente evidente no exterior. Foco na especialização em iluminação e logística

Ativo em 150 países em todo o mundo, o grupo internacional Häfele para tecnologia de hardware, sistemas de controle eletrônico de acesso e iluminação LED viu sua receita crescer satisfatoriamente para 1,5 bilhões de euros no ano anterior. Isso representa um aumento de 7,6%. Em vista da natureza tensa da situação econômica, a administração da empresa da Häfele considera esse resultado um grande sucesso.

No ano anterior, a matriz na Alemanha e suas cinco produtoras registraram um crescimento de 3,3%, o que as leva a ficar um pouco aquém das expectativas. A principal contribuição para o bom resultado geral foi a das 38 empresas de vendas externas - que cresceram 8,8% em 2019. Mais uma vez, o forte crescimento registrado na Ásia e na Europa Oriental foi um aspecto particularmente encorajador. E o movimento rumo à internacionalização continua: A formação do Häfele Adriatic, em julho passado, faz com que a empresa ganhe outro ponto de apoio na região do Mediterrâneo. A Häfele Adriatic é a 38ª empresa de vendas externas do Grupo e atende os mercados da Eslovênia e da Croácia. E a África também está avançando. Desde fevereiro de 2019, a Häfele opera seu próprio escritório na Tanzânia, com a responsabilidade de atender os países da África Oriental da Tanzânia, Quênia, Uganda, Ruanda e Seychelles. Essa segunda base no continente africano faz parte dos preparativos da Häfele para aumentar sua presença no mercado emergente da África Oriental. No total, o grupo corporativo gerou 80% de sua receita fora da Alemanha.

Linha de embalagens com funcionários do centro de expedição Nagold.

 

Número de funcionários continua crescendo

O desempenho positivo da receita também se reflete no número de funcionários: seu número aumentou globalmente de 300 para 8.100 no ano passado. 1.650 deste número são funcionários, estagiários e estudantes empregados na Alemanha (mais de 50 que em 2018). Esse aumento pode ser atribuído principalmente à aquisição realizada em fevereiro de 2019 do especialista em iluminação LED de Stuttgart, Nimbus - um pioneiro alemão em iluminação de sala de LED projetada de alta qualidade.

O efeito de luz de um Nimbus Lighting Pad. A Nimbus, nova subsidiária da Häfele, está adicionando soluções inovadoras de iluminação de sala e acústicas de LED à gama de conhecimentos do Grupo.

 

Investimento estratégico no campo da competência

Ao adquirir a Nimbus no início do ano passado, a Häfele expandiu sua experiência nessa área, adicionando iluminação ao ambiente do segmento de produtos anteriormente conhecido como "luz LED em móveis". Essa decisão estratégica significa que a iluminação de ambientes e a luz nos móveis podem agora ser projetadas e realizadas de forma sistemática e colaborativa em um único ponto, levando em consideração aspectos como bem-estar, funcionalidade e design, algo que aumenta enormemente o espaço criativo do design. E com suas soluções abrangentes de projeto em 360 °, a Häfele e a Nimbus auxiliam naturalmente seus parceiros no mercado, desde a ideia até a fase de realização.

 

Funcionalidade inteligente que define tendências para um mundo digital

O especialista em tecnologia de hardware também se tornou pioneiro no setor no que diz respeito ao mercado em crescimento de idéias e produtos Smart Home: as redes “Häfele Connect” controlam a iluminação e o som, além de acionamentos elétricos em móveis. A inovação é baseada em componentes pertencentes ao sistema de iluminação LED Loox, um aplicativo para smartphones e tablets, bem como nas primeiras soluções de iluminação da Nimbus. O desenvolvimento faz parte da preparação da Häfele para um mundo inteligente que interliga móveis e ambientes. Portanto, fica claro que a Häfele desenvolveu radicalmente além do seu mundo tradicional de acessórios e ferragens clássicos para portas e interiores. Através de seus componentes inteligentes, a empresa está se estabelecendo no mundo digital, fiel ao seu lema "Pensando no futuro".

Equipada com um fone de ouvido VR e uma unidade de controle, essa cliente está fazendo um tour virtual por sua cozinha recém-projetada.

 

Aprimoramento da expertise em logística

A expansão de nossos serviços de logística - um importante fator de sucesso na Häfele - foi outro aspecto focal do exercício anterior. Em Lehrte, perto de Hannover, a Häfele começou a operar um segundo centro de distribuição para abastecer clientes localizados no norte da Alemanha e países vizinhos. Com este segundo armazém como um complemento ao principal centro logístico de Nagold, a logística da Häfele Alemanha agora tem dois pilares - para maior proximidade com os clientes, menor tempo de transporte e, portanto, um serviço ainda melhor. Projetado para o rápido processamento de pedidos, o armazém garante que todos os clientes na Alemanha e nos países vizinhos receberão suas mercadorias no dia seguinte.

Novo centro de distribuição em Lehrte, perto de Hannover, Alemanha.
 

Oportunidades de treinamento aprimoradas

A Häfele busca programas de treinamento para continuar aprimorando sua experiência digital. Em 2018, adicionou posições de aprendizado para comerciantes de comércio eletrônico, além de vagas para estudantes do programa duplo, Administração de Empresas e Gerenciamento Digital de Negócios. De olho no nível progressivo da internacionalização, no ano passado, o Grupo adicionou o novo curso de Administração de Empresas e Engenharia, com foco principal em Vendas e Compras Técnicas Internacionais. A Häfele tem a tradição de oferecer locais de treinamento aos comerciantes para comércio atacadista e externo, juntamente com programas de estudos em parceria com a Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Wuerttemberg (DHBW).

 

Os membros mais jovens da grande família Häfele - estagiários e estudantes do ano de treinamento de 2019. Todos os anos, até 25 jovens são recrutados na sede em Nagold.

 

Häfele e seus parceiros - uma rede global

A Häfele fornece aos principais fabricantes, arquitetos e projetistas de móveis do mundo, além de seus parceiros e revendedores marceneiros / marceneiros, seus produtos e serviços. Tudo é baseado em faixas personalizadas fabricadas em uma das cinco instalações de produção da empresa ou em conformidade com os "padrões de qualidade alemães da Häfele" em um dos locais de seus 1.500 parceiros espalhados pelo mundo. Juntamente com um portfólio de serviços interno continuamente aprimorado, a Häfele está expandindo sua gama de produtos e conceitos de soluções inteligentes por meio de parcerias estratégicas, que serão continuamente atualizadas ao longo de 2020. Essas parcerias são extremamente relevantes para os clientes da Häfele e oferecem, por exemplo, soluções de hospitalidade como aplicativos para smartphones que substituem chaves para quartos tradicionais ou a interligação de sistemas de acesso e controles de salas.

 

Häfele e seus parceiros - uma rede global | Perspectivas para 2020

O Grupo está olhando com cautela para o novo exercício financeiro. Após o início positivo do primeiro trimestre de 2020, os desenvolvimentos atuais na Europa Ocidental e Oriental, bem como na América do Norte e Sudeste da Ásia, significam que a empresa não espera que as vendas líquidas alcançadas em 2019 sejam repetidas este ano.

“A pandemia de corona significa que agora estamos operando em modo de crise em todo o mundo. Então, estamos revisando nossos planos de investimento e tudo o que não é de vital importância fica em segundo plano até que a situação retorne à normalidade”, explica a diretora administrativa Sibylle Thierer. No entanto, continuaremos avançando com muitas das medidas já iniciadas, incluindo o desenvolvimento contínuo de nossas próprias sedes, a digitalização dos processos e nossas novas estruturas de distribuição focadas no grupo-alvo. Em vista da crise atual, o Grupo Häfele adotou medidas adicionais para proteger a cadeia de suprimentos - inclusive após o término da crise - e para interligar mais estreitamente as empresas do Grupo. Para esse fim, a empresa comparará a demanda global com seus inventários globais, para que possa controlar estrategicamente a distribuição de produtos de nossos fornecedores, garantir que as empresas obtenham o nível de estoque de que precisam e otimizar os inventários em todo o mundo.

 

 

CEO Häfele Sibylle Thierer