A História da Häfele

  • Como tudo começou

    1923 - 1944

  • Reconstrução

    1945 - 1959

  • Tempos modernos

    1960 - 1979

  • Crescimento

    1980 - 1999

  • Häfele hoje

    2000 - presente

Loja em Nagold, 1930
Adolf Häfele, fundador da empresa
1923

Fundação

A fundação da Häfele aconteceu durante um período de profunda agitação política e social na Alemanha, apenas alguns anos após a constituição da República de Weimar e com resquícios da Primeira Guerra Mundial evidentes por todos os lados.

No dia 1° de dezembro de 1923, quando a inflação atingiu seu ápice na Alemanha, dois jovens, Adolf Häfele e Hermann Funk, acreditaram em seus sonhos e, tomando seus destinos em suas próprias mãos, inauguraram uma loja especializada no segmento de marcenariam a qual chamaram de “Produtos para a indústria de ferragens e ferramentas”, localizada na cidade de Aulendorf, no estado de Württemberg, que hoje integra o estado federal de Baden-Württemberg.

Adolf Häfele e equipe em frente à loja de ferragens Häfele em Nagold
1927

Mudança para Nagold

A jovem empresa se especializou no fornecimento de soluções para marcenaria e carpintaria, mudando-se para Nagold, um antigo polo marceneiro, localizado a mais de 130 km de Aulendorf.

A partir daí, Adolf Häfele visitou marcenarias e fábricas de móveis da região, fazendo contatos e anotando as suas necessidades e, com isso, começou a desenvolver a primeira rede regional de clientes da empresa.

A sua filosofia continua presente na forma de ser da companhia: relacionamento próximo, conhecimento dos produtos e das necessidades dos clientes, confiança e entrega rápida ainda são fatores importantíssimos dentro da Häfele hoje em dia.

1930

Um começo de sucesso

Adolf Häfele estabelece seu primeiro centro de distribuição e, assim, organiza a entrega de seus produtos. Com uma seleção de soluções inovadoras e um excelente serviço, adiantes de seu tempo, Adolf Häfele conquista muitos novos clientes.

Estande de exibição da Häfele, Strasbourg, 1933
1933

Início das exportações

Em 1933, pela primeira vez, a Häfele participa de uma feira internacional de negócios, em Strasbourg, na França, apresentando o conceito de ferragens para cozinhas e dormitórios. Pela ótima configuração de seu estande, a jovem empresa recebe a medalha de ouro durante o evento.

Ao mesmo tempo, a Häfele inicia lentamente a exportação de seus produtos para os países vizinhos. Durante este período, a empresa contava com um considerável time de vendedores externos que visitavam, além de clientes na Alemanha, consumidores em outros países.

Primeiro catálogo de acessórios para móveis da Häfele
1939

Primeiro catálogo

O primeiro catálogo de produtos foi publicado em 1939, tendo uma circulação de 20.000 cópias. Distribuído na Alemanha e no exterior, ele serviu como base para a difusão das vendas da Häfele em países estrangeiros.

O símbolo de um globo ilustrado na capa representa o rápido crescimento internacional que a empresa vinha apresentado.

Prédios da empresa Häfele na Freudenstädter Straße, n. 70, em Nagold
1945

O recomeço

Adolf Häfele mantem sua empresa segura e praticamente ilesa durante toda a Segunda Guerra Mundial. Após o final da guerra, a situação da Alemanha é difícil, porém, este período de reconstrução no país resultou em um aumento na demanda por ferragens e acessórios para marcenaria. Assim, o negócio volta a crescer rapidamente. Em fevereiro de 1946, Walther Thierer, sobrinho de Häfele, entra na empresa.

1948

25 anos de Häfele

Em outubro de 1948, a Häfele celebra seu 25º aniversário. Nesse momento, a empresa está bem posicionada: com um total de 29 colaboradores e receita crescendo próxima à dois milhões de marcos alemães.

Walter Thierer
1949

Mudança na administração

O fundador da empresa, Adolf Häfele, falece em 1949, apenas quatro anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Bem no meio dos esforços para reconstruir a Alemanha, seu sobrinho, Walter Thierer, assume a direção da empresa, contando com o apoio dos acionistas das famílias Häfele e Thierer.

Venda de estrada após um grande incêndio em 1950
1950

Pilar do modernismo

O ano de 1950 começa não tão bem para a Häfele. Um incêndio, na noite de Ano Novo, destrói o prédio da empresa. Contudo, o desastre serve como impulso para novos desafios. Walther Thierer, mediante a situação de caos, age rapidamente e primeiro estrutura uma loja provisória na rua, e posteriormente, em barracões improvisados, retoma as transações comerciais da empresa. 

Ao mesmo tempo, é estruturada a sede atual da Häfele, em Nagold, um prédio com escritórios e espaços de armazenagem, que totaliza 2.500 metros quadrados.

Produção de acessórios especiais para ornamentos de móveis e grades de metal
1954

Início da produção

Em abril de 1954, a Häfele iniciava a sua própria produção de ferragens especiais para ornamentos de móveis e grades metálicas. A demanda por esta linha de produtos cresce tão rapidamente que a área de produção precisa ser expandida diversas vezes.

Centro de distribuição de Nagold, 1974
A primeira subsidiária estrangeira é fundada em Kreuzlingen
1960

Um espírito de otimismo

Durante os anos dourados, pós Segunda Guerra Mundial, a Häfele dedica-se primariamente a atender as demandas do mercado interno da Alemanha.

Contudo, era somente uma questão de tempo até que a empresa retomasse as suas atividades comerciais no exterior. Em 1964, a Häfele aproveita-se do otimismo oriundo dos Anos Dourados de 1960 e funda a primeira filial estrangeira da empresa, na Suíça.

Ônibus de exibição da Häfele
1966

Ônibus de exibição da Häfele

Um departamento de exportação é desenvolvido em Nagold e uma organização de vendas para a França, chamada "Häfele France GmbH & Co." é fundada.

As viagens internacionais da primeira equipe de vendas de Nagold se tornam cada vez mais frequentes e importantes, e a primeira exibição móvel da Häfele sai em turnê. Nos anos seguintes, um ônibus, que serve como um estande móvel no exterior, também é integrado ao material de divulgação, levando as soluções Häfele até os clientes.

The Complete Häfele
1971

O Grande Häfele

Após 4 anos de planejamento, a equipe, liderada pelo diretor Georg Wuster, publicou pela primeira vez, na Alemanha, o catálogo “O Grande Häfele“, a maior ferramenta de referência para ferragens para móveis. 

Ao todo, 60 mil exemplares foram impressos, e incluiam 25 mil produtos, sendo que 12 mil deles estavam disponíveis à pronta entrega.

Além dos 25 mil produtos, a primeira versão do “O Grande Häfele“ incluia também ilustrações úteis e informações sobre a forma de montagem, fazendo dele não só uma ferramenta de referência, mas também uma fonte de conhecimento.

1972

Do outro lado do oceano

Um grande ônibus de exibição faz uma viagem de 12.000 milhas pelos principais centros mobiliários dos EUA. Este é o começo de uma história de sucesso da Häfele no país. Em 1973, a Häfele America Co. é fundada.

Esta forma de exibição móvel foi implantada com sucesso em outros locais, sendo, geralmente, o primeiro passo da empresa antes da abertura de uma sede física. Por volta do início dos anos 1970, a Häfele atinge níveis de exportação de 40%, e torna-se uma das empresas fundadoras e pioneiras desta da nação exportadora, a qual a Alemanha viria a se tornar.

As primeiras edições de A Häfele Completa são publicados em Inglês, Francês e Alemão
1973

O Grande Häfele

"O Grande Häfele" é lançado em inglês, uma das mais importantes línguas do mundo, assim como e em francês como "Le Grand Häfele" e em espanhol como "El Gran Häfele".

Hoje, o Grande Häfele está disponível em mais de 24 línguas, juntamente com muitas outras edições especiais voltadas para públicos diferenciados e países específicos.

Centro de distribuição em Nagold
1974

Início do desenvolvimento interno

Häfele cria um departamento de desenvolvimento interno. A empresa rapidamente se torna uma sensação no mercado ao produzir ferragens inovadoras, exercendo uma influência durante a fabricação de móveis que contam com suas soluções de sucesso.

Neste mesmo ano, o centro de distribuição em Nagold está pronto para começar as suas operações, marcando assim a fundação dos serviços logísticos da Häfele. Com uma alta instalação de armazenagem, na qual veículos guiados conseguiam alcançar os produtos diretamente das prateleiras, a Häfele se torna um parceiro logístico rápido e confiável, já naquele tempo.

Estabelecimento dos escritórios de vendas nacionais da Häfele.
Edifício empresarial da Häfele Malásia
1980

Expansão internacional

A Häfele estabelece sua terceira subsidiária no Reino Unido. A partir daí a empresa não para de crescer e filiais são abertas na Austrália, Canadá, França, Itália, Irlanda, Países Baixos, Cingapura, Nova Zelândia, Malásia e Japão. Um verdadeiro boom de crescimento.

Atualmente, não há um continente no qual a Häfele não esteja representada por uma subsidiária própria ou um escritório de vendas.

Hans Nock
1982

Valores persistentes

Em 1982, Hans Nock, gerente de exportação em Nagold desde a década de 60, assume a direção da empresa e se torna a força propulsora dos negócios da Häfele no exterior. A expansão internacional da empresa somente é possível graças à manutenção dos valores e diretrizes deste empresa familiar. A participação das exportações dentro dos negócios da companhia cresce para 70 por cento.

Sistema conector Minifix
1983

Minifix

O completo entendimento das necessidades de seus cliente permite à Häfele encontrar soluções para muitos de seus problemas. Um exemplo disso é o desenvolvimento do conector Minifix, o qual se utiliza o princípio esférico centrado, e que continua a ser um sucesso por todo o mundo, mesmo após 30 anos de sua invenção. Assim, o pequeno Minifix revoluciona a indústria, acelerando o crescimento do recém criado setor de móveis RTA (prontos para montagem, na sigla em inglês).

A planta de produção da Häfele Berlin agora produz 500 milhões de Minifix em 30 diferente versões.

Escritório de vendas da Häfele em Kaltenkirchen
1985

Abertura de escritórios comerciais nacionais

Desde o começo, a Häfele tem como foco a proximidade de seus clientes. Visitas aos parceiros nos seus próprios estabelecimentos e conversas individuais são uma parte essencial da cultura da empresa. Assim, em 1985, um investimento é feito para expandir os escritórios comerciais da companhia na Alemanha. Diminuir a distância entre os clientes, unidades comerciais mais compactas e contato pessoal são os novos lemas da Häfele. Com showrooms integrados, as visitas aos escritórios comerciais da empresa se tornam mais interessantes e muito populares entre os clientes.

Sede da Häfele em Nagold
1996

Expansão da matriz em Nagold

A sede da empresa em Nagold também passa por expansão. A Häfele constrói um novo prédio em um lote adjacente com 5.000 metros quadrados, localizados na Rua Adolf Häfele, 1.

Atualmente, um grande e moderno showroom, salas de conferência, escritórios, centro de dados e uma oficina para testes estão localizados neste premiado prédio. Todas as principais estratégias, assim como a seleção e documentação dos produtos, são realizadas nesta sede. Neste prédio também fica localizada a Central de TI, e é a partir da unidade de Nagold que todas as organizações de vendas globais são controladas.

Häfele Argentina
1997

America Latina

A onda de expansão domina o continente americano. Em 1997 é inaugurada a subsidiária no México. O Brasil abre a sua filial Häfele em 1998 e a Argentina, em 1999.

Sede da Häfele em Nagold
2002

China e Europa Oriental

Um vez os últimos "pontos em aberto" no mapa da Europa Ocidental foram preenchidos pela Häfele durante o fim da década de 90 e no começo do novo milênio, a empresa agora lança seu olhar sobre a Europa Oriental e a China. Em 2002, a Häfele estabelece a sua primeira subsidiária na Europa Oriental, na Polônia. Filiais na Turquia e China são abertas em 2005; A empresa chega à Rússia em 2006; Ucrânia e România ganham suas subsidiárias em 2009; Já Cazaquistão, Sérvia e República Tcheca tem inauguradas as suas unidades em 2010.

Sybille Thierer
2003

Coragem para modernizar

Sibylle Thierer, filha de Walther Thierer, assume o comando da Häfele em 2003 e se torna a terceira geração da família a administrar a empresa.

Ela abre o caminho para tempos modernos, focando todas as decisões nos benefícios de ideias e produtos inovadores.

Häfele 360° Project Service
2006

Serviço de Especificação 360°

O Serviço de Especificação 360° é a base do sucesso no relacionamento da Häfele com arquitetos, investidores e construtores, desde 2006. Por meio de uma consultoria especializada, a empresa auxilia seus clientes do segmento da construção civil durante as diferentes etapas que constituem a edificação de uma nova construção. Assim, eles têm à sua disposição todo suporte necessário durante a preparação e apresentação de propostas, assessoria no planejamento e na elaboração de planos de mestragem de chaves, auxilio na definição das ferragens a serem utilizadas nos projetos, fornecimento de amostras, além da localização ou desenvolvimento de produtos sob medida para demandas específicas.

Funcionalidade da Häfele
2007

Funcionalidade Häfele

Visando um novo posicionamento no mercado, a Häfele abraça uma nova estratégia de marketing. Sobre o mote “Funcionalidade”, a empresa passa a focar no desenvolvimento de soluções que prezem por agregar funcionalidade aos móveis de seus clientes. Neste mesmo ano, acontecer a primeira edição do “Funcionality World”, em Nagold. Dois anos depois, é lançada a revista “Häfele Home”, a qual contém ideias e soluções inovadoras para móveis e residências. A revista acaba virando fonte de inspiração para designers de interior, arquitetos e marceneiros.

Häfele Engineering
2011

Häfele Engineering

Após o lançamento do Serviço de Especificação 360°, a Häfele reúne todas as suas atividades de vendas destinadas à indústria moveleira sob a recém-criada Häfele Engineering. Por meio desta divisão, a empresa foca no atendimento exclusivo e personalizado do segmento industrial, a fim de atender as demandas específicas deste setor.

2015

Häfele hoje

Mais de 90 anos após a sua fundação, a Häfele, empresa familiar de origem alemã, é uma das principais companhias mundiais no segmento de ferragens e acessórios para móveis e construção civil, além de fornecedora líder em sistemas eletrônicos de controle de acesso. 

Atualmente, a Häfele conta 6.900 colaboradores, os quais estão localizados em suas 37 filiais espalhadas por cinco continentes e nos seus 11 escritórios comerciais. Com representações em mais de 150 países, a empresa atende a mais de 150 mil clientes em todo o mundo.