NEUE FORM - Trend Report Häfele: Tendências - Parte 2

Tendências para interiores

Que tal conhecer um pouco dos assuntos e tendências comentados nestes últimos anos e que trazem demonstrações do que já estamos vivendo. Ambientes, cores, texturas, iluminação - tudo o que nos envolve em nossa casa ou local de trabalho. Insights internacionais sobre meios de viver e habitar.

Confira a seguir um resumo destas tendências mundiais, em breve ou senão já percebidas em projetos e ambientes perto de você: 

 

1. Tendências para cozinhas:

1.1 Novo na Casa 

Um número cada vez maior de fabricantes de cozinha está voltando sua atenção para móveis que podem ser usados ​​em outras partes da casa, estendendo suas linhas de produtos para banheiros, áreas de serviço, passagens e áreas de jantar, home-offices, closets e áreas gourmet; da mesma forma, telas ou divisórias e móveis de 'zona de transição', como sistemas de prateleiras. Refere-se a busca por cada vez mais personalização e qualidade de vida no ambiente do lar. 

​​​​​​​

As frentes ficaram mais escuras; seguindo o cinza, há agora um uso crescente de preto e antracito. Isso é visto em combinação com tons contidos, como 'rosa' e madeira de carvalho mais escura; a estrutura é mais lisa e menos animada. Mas agora é praticamente essencial para superfícies de cores lisas ter um revestimento, se possível, natural. Mármore e Terrazzo além de detalhes metálicos em bronze e cobre combinam com o popular estilo industrial. Alguns fabricantes também perceberam a tendência de urbanização e desenvolveram módulos para ambientes menores ou pequenos espaços.

 

1.2 Equipamentos: as raízes da diferenciação

Dada a tendência atual para o uso de cores mais escuras, os fabricantes de equipamentos de cozinha estão usando cada vez mais o cinza e o preto para equipamentos, pias e torneiras. O mesmo vale para os tons metálicos de uso generalizado. Agora há uma conveniência  inteligente no setor de equipamentos. Assistentes de controle e aplicativos  para celular estão em uso cada vez maior para realizar ou programar funções da casa. No entanto, na cozinha, a bancada continua sendo o destaque do design.

 

2. Tendências em iluminação

2.1 Design: Jogos de luz poética

Originalmente, a principal tarefa da iluminação interior era simplesmente iluminar uma sala, mas a iluminação há muito adquiriu funções adicionais. Por exemplo, os arquitetos usam a luz para identificar a forma geral do edifício e seus arredores imediatos. Um bom exemplo é a forma como a iluminação Nimbus foi usada no projeto da Câmara Municipal de Tübingen. A Häfele adquiriu recentemente a Nimbus, uma empresa especializada em lâmpadas LED e acústica de Stuttgart, o que significa que os clientes da Häfele em todo o mundo agora têm acesso direto a todos os aspectos das habilidades de contratação de móveis. Além das opções de design individuais e específicas do projeto, as tendências de negócios de iluminação agora incluem recursos técnicos inovadores, como o ‘Plug & Light-System’ magnético da Axolight. Além disso, os fabricantes procuram fazer uso de materiais ecologicamente corretos que não sejam uma ameaça ambiental.

 

2.1 Digitalização: Controles inteligentes

​​​​​​​

Se os funcionários não se sentem muito bem, ficam doentes e com baixo desempenho no trabalho, a causa pode ser encontrada em um ambiente de trabalho ruim. Além da iluminação, existem outros fatores relevantes, como temperatura ambiente ou umidade relativa, que podem afetar a produtividade humana. Isso torna ainda mais importante o uso de sistemas digitais que melhoram o clima interno. Signify é líder mundial em iluminação e lançou o novo pacote de sensor IoT da Philips acoplado ao software "Interact Office" em rede e interfaces API abertas. Estes registram e processam dados ambientais. O plano de iluminação está, portanto, integrado com as tecnologias inteligentes cada vez mais encontradas em sistemas de edifícios automatizados. Aqui, a tendência agora é para produtos integrados que automatizarão muitos dos sistemas e funções de gerenciamento de edifícios e energia. De grande importância para o usuário é que a operação seja simples e evidente.

 

3. Tendências para escritórios

3.1 Redução de ruídos

Estudos mostram que, em média, a cada três minutos um funcionário de escritório é distraído do trabalho por causa de algum tipo de ruído. É preciso paciência e nervos firmes para não perder a calma. Claro, a outra solução é uma porta para evitar ruídos indesejados ao tentar se concentrar em um trabalho difícil ou usar o telefone. Por esse motivo, alguma forma de atenuação de ruído é essencial em um escritório de plano aberto para que os ocupantes trabalhem com eficiência e sem desconforto excessivo. Obviamente, isso também é melhor para os negócios da empresa. O mundo está cada vez mais cheio de barulho. No entanto, a boa notícia é que agora existe uma série de produtos que foram desenvolvidos especialmente para absorver sons indesejados no escritório. A redução pode assumir a forma de uma sala protegida contra ruídos dentro de uma cela, móveis modulares e sistemas de proteção acústica, carpetes e ladrilhos e revestimentos de piso e teto com uma camada absorvente de ruído. É um requisito básico que o piso deve incorporar algum tipo de material que atenua o som de passos e suaviza a resposta ao impacto. Além disso, um escritório moderno de plano aberto precisa de módulos e elementos flexíveis que sejam facilmente integrados ao ambiente e à arquitetura, podendo também servir a outros propósitos.

​​​​​​​

Bons exemplos são móveis estofados ou salas de estar que também podem servir para formar ilhas de comunicação dentro da sala. Células de retiro variáveis ​​para trabalho altamente concentrado, longas conversas telefônicas ou reuniões são uma grande vantagem. Da mesma forma, portas e painéis piso/teto são usados ​​com frequência, para uma grande sala ser subdividida rapidamente em alguns momentos conforme necessário, ao mesmo tempo fornecendo uma tela visual e acústica.

Em termos simples, quanto menos ruído, melhor para a eficiência do trabalho, a concentração e o bem-estar dos trabalhadores de escritório. No longo prazo, isso também é muito benéfico para a eficiência do negócio.

 

3.2 Case projeto: K-PLUS KONZEPT

Muitas salas com vistas

Você não precisa ir para a cidade grande para encontrar boas ideias para design de interiores de escritórios; eles também podem ser encontrados em centros regionais como Gelsenkirchen, na Alemanha. Com sede em Düsseldorf, o estúdio criativo Kplus Konzept projetou e realizou o ‘Projekt Freiraum’ (‘Projeto Espaço Livre’) para a sede do gerente de imóveis residenciais Vivawest. Suas instalações têm uma vista panorâmica sensacional do distrito de Ruhr na Alemanha. Os funcionários da Vivawest estão no centro de uma transformação digital de seus negócios. O design geral dos novos escritórios, que coloca os funcionários no centro do conceito, ganhou o prêmio futuro DW-Zukunftspreis (Real Estate) 2019.

Markus Kratz é o presidente-executivo da Kplus Konzept. Ele disse: “As rotinas de escritório de estilo antigo estão sendo substituídas porque há uma necessidade de agilidade mental e a capacidade de transcender os processos hierárquicos. As empresas com foco no futuro precisam de instalações adequadas com locais de trabalho que promovam flexibilidade, dinamismo, liberdade de experimentação, criatividade e comunicação. A empresa deve motivar seus funcionários e facilitar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E, finalmente, os empregadores estão em uma guerra contínua para recrutar as melhores pessoas e devem fornecer um local e ambiente de trabalho de alta qualidade.”

​​​​​​​

Tudo aqui é sobre rodízios, dobra-se quando necessário, é encaixado e empilhável. Até as mesas podem ser dobradas e guardadas em alguns momentos, se necessário. Luzes guia coloridas de estilo avião no piso conectam todas as salas, tornando extremamente fácil para os visitantes encontrarem o caminho. Os escritórios da Vivawest têm uma vista espetacular do 16º e 17º andares, cujas janelas exibem manchetes ao nível dos olhos e códigos QR com informações sobre os projetos da empresa.

 

3.3 Design Mute: o som do silêncio

Zonas calmas são necessárias para fornecer espaço para aqueles que precisam se concentrar em um trabalho, mas que, no entanto, devem permanecer acessíveis para o contato diário com outras pessoas no escritório - esta é a resposta dada por ‘Space M’ da Mute Design.

“Por muitos anos, o escritório em plano aberto dominou o design de interiores, mas em muitos aspectos isso vai contra a tendência atual para o uso de divisórias. No entanto, isso não significa necessariamente que haverá um retorno aos escritórios individuais fechados. ”É o que diz Paulina Wlodarska, gerente de marketing e RP da Mute Design. “Em vez disso, existe a opção de permitir que as pessoas tenham alguma forma de recinto semiaberto ou retiro, que ainda permite a integração, o trabalho em equipe e a troca de informações”.

No entanto, é um grande desafio fornecer tal instalação com proteção acústica suficiente, mantendo ao mesmo tempo um ambiente de trabalho prático e agradável. Essa foi a tarefa definida pela Mute Design da Polônia, especialista em produtos que isolam e absorvem o ruído. Uma delas é a cabine ‘Space M“, que vem em tamanhos diferentes. O menor é projetado para acomodar uma única pessoa, enquanto outros são grandes o suficiente para discussões um a um.

Além de excelente função e design exclusivo, o Mute Design’s Space M é feito apenas de materiais de alta qualidade com as melhores características de absorção de som. O resultado é um produto que contribui para maior eficiência e melhor bem-estar para o trabalhador de escritório.

 

* Todas as legendas/referências para imagens você encontrará no e-book.

** Todas as imagens direitos reservados.

Ao final do mês de novembro/2020, vamos disponibilizar um e-book reunindo todas as tendências NEUE TREND REPORT, que incluem: COZINHA, ESCRITÓRIO, TECIDOS, ILUMINAÇÃO E DESIGN PARA INTERIORES.