Conheça o projeto JopaJoma

Häfele como parceira, desde o desenvolvimento da marca até o conceito de operação

​​​​​​​Prédios de apartamentos: uma tendência também em cidades pequenas

Na pequena cidade de Kenzingen, em Baden (Alemanha), Christoph e Stephan Schmidt construíram um prédio moderno de três andares na esquina de seu escritório de arquitetura. O edifício de telhado duplo, com a fachada verde petróleo e as águas-furtadas distintas destaca-se na área residencial estruturalmente homogênea, sem parecer dominante ou mesmo intrusiva. No entanto, um observador externo não suspeitará que algo acontece neste edifício. Algo que tem crescido quase que exclusivamente nas grandes metrópoles.

O conceito de Micro Living: residências e moradias temporárias estão crescendo nas cidades: com sua variedade de apartamentos pequenos e minúsculos, eles são voltados para viajantes de fim de semana, nômades profissionais e estudantes que precisam de um espaço confortável e funcional por um tempo limitado - sem ter que arrastar móveis ou aguardar a conexão wi-fi. Um destes edifícios você pode encontrar agora em South Baden.

JopaJoma: Nova marca define padrões

Com seu novo prédio de apartamentos, os dois irmãos estão transferindo a receita urbana de sucesso do Micro Living para cidades menores e, como operador e desenvolvedor de projeto, também estão estabelecendo uma nova marca: Em JopaJoma, arquitetura de alta qualidade, projeto de interiores orientado para o design e um modo de vida moderno se fundem em uma nova forma de vida temporária.

O JopaJoma - projeto de interface entre edifício residencial e hotel - também pode ser interessante para investidores do setor de hotelaria. Por isso, os irmãos também veem a JopaJoma como um protótipo e “showroom” para um novo prédio de apartamentos pensado holisticamente. 

 

“Mais vida por metro quadrado”: ​​uma especialidade da Häfele

“Mais vida por metro quadrado” tornou-se um tema clássico da Häfele. A especialista que opera globalmente em tecnologia de ferragens, sistemas de controle de acesso eletrônico e iluminação LED há muito se dedica ao planejamento básico e ao desenvolvimento de conceitos de ambientes inteligentes - incluindo soluções de funcionalidade sofisticadas - junto com renomados escritórios de arquitetura e designers. Por exemplo, após o "Functionality Cube", o conceito de interiores multifuncional para o "LoftCube" de Werner Aisslinger e o projeto multipremiado "Youth Lab", em 2017, Häfele apresentou o inovador "MicroApart 20 / 30”. “SKAIO” seguiu como parte do Federal Garden Show 2019 em Heilbronn e se tornou um projeto muito conceituado e, na época, o primeiro arranha-céus de madeira na Alemanha, onde a Häfele foi capaz de mostrar quão inteligente e orientada para o futuro Micro Living pode ser. Portanto, não é de se admirar que Stephan e Christoph Schmidt também trouxeram a parceria competente de Nagold a bordo para estabelecer e desenvolver sua marca JopaJoma, a fim de se beneficiar de suas soluções de projeto abrangentes 360° e beneficiar-se da ampla gama de serviços de uma única fonte.

 

​​​​​​​

Do conceito até o menor detalhe

“Como arquiteto interdisciplinar e empresa de planejamento versátil com diversas áreas de negócios, conhecemos a Häfele há muitos anos e recorremos regularmente à ampla gama de produtos para nossos projetos - especialmente em nossos projetos de hospitalidade,” relata Christoph Schmidt. Com o prédio de apartamentos em Kenzingen, no entanto, a cooperação foi particularmente profunda, já que Häfele também atuou como estrategista de marca desde o início, analisou o ambiente do produto JopaJoma e, finalmente, identificou pontos de venda exclusivos, criativos e funcionais que foram incorporados ao planejamento do projeto.

Como um parceiro holístico de consultoria e planejamento, a especialista em ferragens apoiou o projeto desde o cálculo preliminar, a implementação arquitetônica e o marketing até um suporte de acompanhamento confiável durante as operações em andamento. “Nós criamos o projeto do edifício e, a partir de então, usamos todo o potencial Häfele para a implementação”, continua Christoph Schmidt. “A experiência diversificada dos colaboradores das mais diversas áreas foram muito valiosas. A Häfele entende o que é importante não apenas para os operadores de edifícios residenciais, mas também para os arquitetos.” Isso inclui o fato, por exemplo, de que um prédio de apartamentos razoável deve ser de alta qualidade e lidar de forma robusta com o número de hóspedes que mudam rapidamente, mantendo-se intacto. Ter que se adequar ao público-alvo com sua oferta e ainda permanecer dentro do orçamento. Udo Jungebloed, chefe de vendas e projetos da Häfele e gerente de projeto da JopaJoma explica como a Häfele atua como um especialista versátil: “Um amplo workshop logo no início de nosso trabalho de consultoria garante um início bem-sucedido em cada um de nossos projetos. Analisamos os desejos e possibilidades dos nossos clientes e focamo-nos estritamente nas necessidades do público-alvo, bem como no orçamento. Em reuniões regulares de planejamento com todas as partes relevantes envolvidas, alcançamos resultados completos de sucesso.”

 

Produtos próprios e de terceiros em perfeita interação​​​​​​​

Como uma empresa internacional, a Häfele se beneficia muito de sua experiência global. As informações do mercado mundial fluem diretamente para novas ideias como impulsos criativos. A equipe interdisciplinar de especialistas internos cuida de todas as áreas relevantes do planejamento de interiores e planejamento técnico de construção. Por exemplo, os envolvidos da subsidiária da Nimbus são responsáveis ​​pelos conceitos de iluminação integrativa, enquanto os especialistas da Rosso são responsáveis ​​pela acústica eficiente do ambiente.

E porque a conveniência não começa apenas nos apartamentos, mas sim na porta da frente, as portas do sistema Häfele foram escolhidas aqui: elas vêm de um desenvolvimento nosso e foram fabricadas para a JopaJoma pelo fabricante de portas Prüm. Também aqui com acabamentos FunderMax - desta vez em branco neutro. Em combinação com o sistema de identificação e controle de acesso Dialock, as portas de fácil manutenção alcançam uma redução significativa nos custos operacionais e, ao mesmo tempo, aumentam a conveniência e a segurança para os hóspedes e para o operador. “É a soma de muitos pequenos detalhes que formam um todo muito funcional”, conclui Christoph Schmidt. O prédio de apartamentos JopaJoma é um projeto modelo excelente para isso.

 

Para acessar o artigo completo Micro Living - JopaJoma, ficha técnica e imagens, clique aqui.

Para acessar o artigo Micro Living - Projetos Häfele, clique aqui.