Importância da manutenção e conservação de ferragens para arquitetura

Cuidados para garantir maior durabilidade dos produtos

Produzidos a partir dos mais rigorosos padrões europeus, todos os itens para arquitetura manufaturados pela Häfele estão de acordo com Regulamentação Européia de Produtos para Construção (No. 305/2011). Desta forma, cada solução comercializada pela empresa foi testada de forma consistente e repetitiva, a fim de atender com satisfação as altas exigências dos centros regulatórios europeus. Critérios como precisão, longevidade, funcionalidade e facilidade de uso são regras essenciais durante o desenvolvimento e fabricação dos produtos Häfele.

 

É recomendado que a manutenção de seus produtos seja realizada dentro de intervalos regulares, sendo aconselhado realizar a cada 12 meses. Para os produtos destinados a áreas de alto tráfego ou condições ambientais adversas, como por exemplo, áreas litorâneas, ambientes empoeirados ou com manipulação frequente de materiais químicos, o ideal é a realização de ações prevenção em intervalos menores, a cada seis meses, pelo menos. Já para as ferragens que se encontram em condições extremas, o recomendado é um prazo ainda menor, de apenas três meses. Abaixo estão listados alguns procedimentos que poderão auxiliar no aumento da vida útil de sua ferragem Häfele.

 

Maçanetas

Deve ser verificado periodicamente o aperto das fixações dos espelhos e rosetas. Instalações mal feitas podem impedir o funcionamento correto das fechaduras. Parafusos de fixação dos cilindros também devem ser verificados e apertados.

 

 

 

Máquinas de Fechaduras

A operação correta de uma fechadura ou trava é freqüentemente afetada pelo movimento da porta e por condições climáticas ou desgaste nas dobradiças. O efeito mais comum é a incapacidade das linguetas-trava encaixarem na contra-chapa, exigindo um ajuste na sua posição na estrutura. Periodicamente deve ser aplicado um lubrificante na parte dianteira das fechaduras e linguetas-trava.

 

 

 

Cilindros com chaves

Cilindros requerem lubrificação ocasional para garantir o perfeito funcionamento. Os cilindros devem ser verificados para assegurar que a chave possa ser facilmente inserida no cilindro e girada suavemente. Para manter o cilindro em bom estado de funcionamento, estes devem ser periodicamente pulverizados no encaixe das chaves, com spray lubrificante à base de silicone ou teflon.

 

 

Dobradiças

As dobradiças devem ser adequadas para a finalidade. Devem ser montadas com precisão e todos os pinos das dobradiças devem estar em alinhamento vertical. As dobradiças devem ser inspecionadas periodicamente quanto ao desgaste. Todos os parafusos devem ser verificados quanto ao aperto. Dobradiças devem ser lubrificadas periodicamente com óleo apropriado de máquina.

 

 

 

Molas Aéreas

Molas aéreas de portas seccionais devem ser inspecionadas quanto a vazamentos de óleo, aperto de acessórios e funcionamento correto. Óleo lubrificante deve ser aplicado aos pontos expostos de articulação, garantindo que a porta se feche de forma suave e firmemente para dentro do quadro sem ultrapassar o ponto da lingueta e / ou vedações montadas. Certifique-se que a fechadura e dobradiças estejam montados corretamente e funcionando, antes de ajustar o parafuso de aproximação da mola. Para evitar batidas, a ação do trinco deve ser ajustada. Com unidades de energia ajustáveis, as válvulas devem ser ajustadas conforme o tamanho da porta.   Verificar se batedores de porta estejam impedindo a abertura da porta para além do limite. Portas que operam com a abertura máxima da mola devem ser instaladas com dobradiças rolamentadas.

 

 

 

Molas de Piso

Ajuste nos controles devem ser realizados se a unidade não estiver fechando corretamente ou seja, velocidade de fechamento e velocidade de aproximação. É importante que a porta esteja alinhada. Recomenda-se que as paradas de portas sejam feitas por alguma ferragem adequada para evitar pressão desnecessária sobre o mecanismo de mola.

 

 

Fechaduras de saída de emergência e pânico

A manutenção regular é necessária, no interesse da segurança pública. Atenção deve ser dada à facilidade de abertura e fechamento com os ajustes necessários para compensar qualquer movimento da porta ou quadro. Tomadas elétricas de piso devem estar vazias para evitar que materiais estranhos impeçam o movimento das portas. A lubrificação deve ser limitada à aplicação de uma pequena quantidade  de óleo de máquina nas partes móveis.

 

 

Sistemas de portas de Correr

Todos os trilhos e canais devem estar alinhados e nivelados. As ferragens devem ser adequadas para o peso e uso recomendados e as portas devem estar aprumadas. Ferragens para portas externas podem exigir alguma camada protetora para combater a corrosão. Todos os trilhos e canais devem ser limpos para permitir o deslizamento suave de guias e carrinhos suporte.

 

 

Recomendamos cuidados quanto a instalação e manutenção das ferragens. Em relação aos parafusos das ferragens Häfele, estes não devem ser apertados em excesso (exagerados). Isto pode ocasionar o travamento ou mau funcionamento destas ferragens.

 

Conheça as inúmeras soluções para Arquitetura Häfele, clique aqui.

Dúvidas sobre a conservação dos produtos Häfele, podem ser encaminhadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC Häfele) através do telefone (41) 3034-8163 ou em nosso site, aqui.