Tendências Internacionais

IMM Cologne 2016 traz casas verdes e inteligentes

A Imm Cologne, Feira Internacional de Mobiliário, que acontece em Colônia, na Alemanha, é o primeiro grande evento do ano a apresentar as principais tendências, inovações e lançamentos para as áreas de design e decoração de interiores. A edição de 2016, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de janeiro, contou com a participação de mais de 1.200 empresas de 50 diferentes países.

Durante a semana do evento, os visitantes puderam encontrar ambientes compactos, compostos por móveis híbridos e materiais eco-friendly. Um dos maiores destaques da feira foi a “Casa Inteligente”. Com o objetivo de facilitar a vida de seus moradores, a casa foi inteiramente conectada à internet, podendo ser controlada por dispositivos móveis.

 

 

Embora os interiores tenham apresentado um layout mais confortável, os consumidores ainda buscam por produtos personalizados. Móveis ergonômicos e multifuncionais, que se adaptam as necessidades individuais, foram apresentados como alternativa a esta solicitação. Os mais jovens foram atraídos por recursos mais completos, já a geração mais velha buscou funções específicas.

 

 

Na edição deste ano, mais do que nas anteriores, houve uma crescente utilização de produtos naturais. A demanda por itens sustentáveis e provindos de matérias-primas renováveis vem aumentando, uma vez que a população toma consciência do impacto de seu consumo diante ao meio ambiente.

 

 

Outra tendência clara deste ano foi a volta da simplicidade do design dos anos 50 e 60. Há ainda a crescente demanda por sofás e móveis compactos, um resultado da diminuição do tamanho das residências, devido ao aumento dos preços dos imóveis e alugueis.

     

Os banheiros também passaram por uma revolução neste ano. Ganhando mais atenção, eles competem com as cozinhas. Com novos produtos e lançamentos destinados exclusivamente ao ambiente, o banheiro não é mais uma simples área para a higiene pessoal, mas sim um local confortável e ideal para o bem-estar.