Tendências mundiais se encontram em Milão

Lançamentos e tendências para o mercado moveleiro e de decoração foram apresentadas no iSaloni.

O Salone del Mobile, evento mundial de design, aconteceu entre os dias 12 e 17 de abril. Os olhos do mundo se voltaram para a cidade de Milão, na Itália, a fim de conhecer as novidades e as principais tendências do setor para esta temporada. Na semana de design de Milão, somam-se a Eurocuccina e iSalone del Mobile, iSalone Internazionale del Bagno, Salone Satellite e Fuori Salone – eventos que crescem a cada ano e receberam mais de 400 mil visitantes na edição 2018.

Compartilhamos algumas tendências apresentadas para os diversos ambientes da casa e projetos onde a Häfele esteve presente.

 

Cozinhas

Linhas limpas e detalhes técnicos foram as tendências mais presentes na EuroCucina 2018 e Salone del Mobile em Milão. Nas cozinhas, a tecnologia é fator principal, que torna o funcionamento desse importante centro da casa mais eficiente e atraente. Vidros, iluminação personalizada, metais em evidência e não por último a funcionalidade em acessórios. A personalização dos projetos ao estilo de vida particulares de cada família continuam sendo a chave para criar uma cozinha funcional e aconchegante, em qualquer estilo.

Foto Estande Arclinea, 2018.

Salas e quartos

Ambientes para diversas demonstrações de design e arte, neste ano predominou a atmosfera minimalista. A sensação de leveza é presente nos ambientes, por exemplo, em armários e closets abertos, ou móveis que exploram uso de vidro e tecidos, permitindo ver o que há no interior do mobiliário. A paleta de cores neste ano  permaneceu entre os tons de verde e terrosos junto à madeira acompanhando a tendência de incluir um toque de natureza nos ambientes.

Foto Olivieri Mobili, 2018.

Banheiros

O il Salone Internazionale del Bagno, tornou-se uma exposição independente em 2006, a International Bathroom Exhibition reflete a evolução do banheiro dentro das residências, do espaço exclusivamente ao ambiente para relaxamento e lazer. 

Os projetos buscam responder à demanda cada vez mais importante por serviços de relaxamento. Conforto e bem-estar são os motes interligados a uma propensão para a sustentabilidade. Eficiência hídrica e elétrica, e proteção à saúde: nas novas propostas para banheiros modernos, esse desejo de eficiência e economia é forte. Sem renunciar a ergonomia, cores e acessórios criam emoção e aumentam a sensação de bem-estar nestes espaços.

 Foto Andrea Mariani, ©A13 Studio.

Iluminação

Sim! A luz foi destaque este ano. Além de lumárias assinadas, a iluminação como parte do mobiliário, a luz presente desde salas de estar e jantar, quartos, banheiros e principalmente nas cozinhas. A iluminação em pontos estratégicos das cozinhas garantem ergonomia ao cozinhar e preparar alimentos, produz efeitos decorativos para cristaleiras, prateleiras e estantes em salas de estar, já nos banheiros, os espelhos iluminados combinam bom gosto junto aos metais.

Grande parte das marcas apresentaram design contemporâneo e atemporal, inovação tecnológica, desempenho de última geração, eficiência energética e facilidade de uso. Tecnologias como LED, controles para acionamento e dimerização automátizados, efeitos e temperaturas de cor que criam diferentes sensações e transformam ambientes.

Foto SCIC /Fendi, 2018.
 

A Häfele esteve presente em projetos de destaque durante o salão, um em parceria com o renomado arquiteto italiano Simone Micheli – no projeto Regeneration Hotel. E também através do jovem arquiteto Leonarco di Chiara no projeto aVOID tinyhouse, que mostra o conceito das tiny houses, em português "pequena casa"

O arquiteto Simone Micheli, em parceria com a PKF, criou uma exposição interativa na Officina 14, em uma área de 4.000 metros quadrados localizada na Via Ventura, em Milão. Exposição sobre o tema da regeneração de hotéis; onde os visitantes tiveram a oportunidade de ver muitas partes diferentes dos hotéis projetadas por Simone Micheli, enquanto empresas convidadas, cercadas por uma atmosfera sugestiva, apresentaram seus produtos, dentre elas a Häfele. As instalações foram dedicadas pelo arquiteto Micheli às cadeias internacionais de hotéis, a fim de obter resultados empreendedores positivos.

Foto Simone Micheli no espaço Hotel Regeneration.
 

No projeto Hotel Regeneration, a Häfele esteve presente com alguns produtos de destaque como as fechaduras eletrônicas para portas de passagem Dialock, sistema Loox de iluminação LED (fitas, luminárias e acessórios), fechaduras eletrônicas Dialock para móveis e Hawa Concepta 50, sistema pivotante para portas de armários deslizantes.

 

Já o projeto aVOID é um protótipo de casa móvel que se inspira na bem conhecida tipologia norte-americana de "pequena casa". É o resultado de um projeto de pesquisa artístico-arquitetônica dirigido por Di Chiara em colaboração com a Tinyhouse University e teve como objetivo testar em campo a funcionalidade de uma pequena casa e a industrialização de seu processo de construção; o objetivo é aumentar a conscientização social sobre políticas habitacionais modernas e conceitos não convencionais de habitação, como “bairros migratórios urbanos”. aVOID é a primeira "pequena casa" inteiramente projetada e fabricada na Itália; seu processo de construção começou em maio de 2017 e a casa foi inaugurada em agosto. Graças à sua configuração de rodas, a casa literalmente mudou de um local de construção para outro durante o processo de construção.

O interior do aVOID é composto por um único quarto sem qualquer peça de mobiliário; a pequena unidade torna-se funcional graças a dispositivos móveis montados na parede, que permitem diferentes utilizações do espaço habitacional.

Foto do interior da aVOID Tiny House.

A Häfele participa do projeto com o sistema Loox de ilumininação LED, Articuladores Free Flap e Free Fold, sistema pivotante para portas de armários deslizantes Hawa Concepta 50, e soluções em ferragens para camas.