Estilo aliado à funcionalidade

As ferragens desempenham uma função dupla: adicionam design aos móveis e aumentam sua funcionalidade

As ferragens, seja elas com fins decorativos ou funcionais, carregam consigo uma grande responsabilidade em qualquer projeto. No lado estético, estas soluções adicionam o toque final, complementando o estilo geral ou acrescentando um contraste interessante ao ambiente. Funcionalmente falando, elas mantêm as gavetas, portas e armários funcionando corretamente.

 

 

As preferências individuais são importantes quando se trata de ferragens. Os consumidores querem que suas casas reflitam seus estilos pessoais, sendo os arquitetos e designers de interiores responsáveis por fazer as melhores escolhas, considerando os mínimos detalhes. Por isso, as ferragens podem adicionar tanto estilo visual, quanto funcionalidade, permitindo que a cozinha, sala ou banheiro trabalhe da melhor maneira possível.

"Os proprietários estão gostando da possibilidade de organizar seus armários e gavetas da forma que desejam, com a capacidade de mudar seu design a qualquer momento. As ferragens estão fornecendo esse luxo", diz Thomas Schwenne, gerente de produtos da Häfele Brasil. Para ilustrar esta situação, ele comenta sobre os organizadores Connect, que permitem arrumar as gavetas da forma que o consumidor achar conveniente. “Composto por oito itens, sete elementos e um conector, este sistema facilita a criação de inúmeras configurações. Assim, é possível ajustá-lo de acordo com a necessidade do usuário, podendo ser reconfigurado sempre que necessário, e sem o auxílio de ferramentas”, exemplifica o gerente.

 

 

"Considero-as como as joias dos móveis, pois elas têm a capacidade de fazer com que sua casa funcione perfeitamente. Elas levam conforto e beleza ao usuário”, afirma Schwenne. "Na questão de funcional, a utilização de soluções com fechamento suave transmite uma sensação requinte, silêncio e alta tecnologia. A ferragem correta é uma forma fácil e simples de adicionar o toque final que seu projeto precisa."

 

 

"As ferragens são, talvez, um dos componentes mais importantes em um projeto", acrescenta Ricardo Schartner, também gerente de produtos da multinacional alemã. "Elas podem ajudar a unificar um design através da cor, estilo e tamanho, e pode unir diferentes espaços ou elementos, como armários de parede e uma ilha, ou, então, separá-los uns dos outros se desejado." Elas chamam a atenção e podem ser logicamente integradas ou usadas como forma de contraste, dependendo dos acabamentos escolhidos, diz.

 

 

De acordo com as tendências apresentadas nas últimas feiras do setor, houve uma mudança no estilo dos puxadores, que deixam de ser grandes e robustos, e passam a ter linhas mais finas ou então ausentes, optando-se pela abertura touch to open. Quanto à funcionalidade, ferragens ocultas e com fechamento suave estão em ascensão, sendo vistas como um padrão, uma vez que há um aumento no desejo por móveis silenciosos.

 

Toque decorativo

As ferragens destinadas à decoração são o toque final, o detalhe que unifica todo o projeto. Mas, isso não significa que ela deva chamar a atenção. Às vezes, uma peça simples e discreta é exatamente o que o ambiente precisa.

Na verdade, às vezes as peças mais discretas são as mais impactantes. “Por mais que nós adoremos ver nossas soluções aplicadas, às vezes o projeto é mais sobre aquilo que você não vê. Um móvel com sistema de som embutido, ou então uma gaveta sem corrediças aparentes, ou até mesmo um armário com a função touch to open. São todas ferragens que permitem a criação de um design limpo e contemporâneo, e que podem definir um estilo singular sem exigir uma alta visibilidade", comenta Fábio Rossini, gerente de vendas da Häfele Brasil.

 

 

"A ferragem é aquele acessório perfeito que você usa para destacar o vestido preto básico – o puxador correto, a corrediça perfeita ou a luminária ideal – elas podem realmente complementar um projeto," diz Vanessa Carvalho, coordenadora de vendas da Häfele. Uma ferragem pode mudar toda a percepção de valor e orientação de design do mobiliário que adorna. Ela pode criar uma variedade de estilos - clássico, elegante, exclusivo, singular, extravagante ou ousado, acrescenta Carvalho.

 

Ferragens escondidas

Em contraste com as peças decorativas, usadas para manifestar os estilos pessoais, a tendência para as ferragens funcionais apontam para um estilo discreto, oculto, quase que imperceptível.

Cada vez mais, diz Thomas Schwenne, vemos um movimento em direção às ferragens ocultas. E esta tendência reflete não somente nas dobradiças, corrediças e demais commodities. Elementos maiores, como sistemas de portas de correr e artigos de iluminação estão seguindo este caminho.

 

 

Às vezes, aquilo que você não vê é o mais importante. Um exemplo é a integração das funções de áudio nos móveis, que elimina a necessidade de ter aparelhos de som e seus componentes de forma aparente e que, por vezes, atrapalham na composição de um ambiente limpo e minimalista. “Para aqueles que preferem ouvir ao ver os alto-falantes, a Häfele oferece com exclusividade no mercado brasileiro, os modernos sistemas de som 105 e 420, os quais foram projetadas de forma que, uma vez instaladas, fiquem totalmente invisíveis,” comenta Ricardo Schartner. Os mecanismos funcionam com receptor Bluetooth e transformam quase todas as superfícies, como madeira, vidro ou metal, em propagadores do som, reproduzindo músicas com alta fidelidade sonora.

 

Foco na função

A cozinha é onde a maior parte da ação acontece - e isso torna os aspectos funcionais dos móveis essenciais. Os ruídos ao abrir e fechar portas e gavetas impactam no momento da utilização do espaço. Por isso, é preciso atenção durante a escolha das opções que serão utilizadas. Schwenne diz que incluir recursos de fechamento suave ou portas e gavetas com sistemas touch to open contribuem para uma cozinha mais silenciosa.

Fábio Rossini acrescenta que os consumidores estão buscando produtos e soluções que adicionem conveniência e conforto ao seu dia a dia, como gavetas de extensão completa e articuladores multi-paradas, os quais permitem um melhor acesso aos interiores do armário, armários superiores, ou então sistemas deslizantes para porta com fechamento suave. "Assim como os consumidores buscam por eletrodomésticos mais silenciosos, eles esperam o mesmo de seus móveis. Estamos entrando em um momento que recursos como o fechamento suave, amortecimento e leveza no manuseio estão se tornando padrão", afirma ele.

 

 

Embora haja uma corrente na padronização de alguns elementos, outros devem permanecer personalizáveis, ​​dependendo de como a cozinha será usada. "Nós, fabricantes, estamos oferecendo diferentes opções em divisórias de gaveta, organizadores de parede, lixeiras, e muito mais", diz Rossini. "As possibilidades são infinitas, fornecendo ao proprietário o máximo em organização e eficiência."

“Os móveis não são mais apenas bonitos, eles estão se tornando cada vez mais inteligentes. Funções adicionais vêm sendo integradas, e caminhamos na direção do que chamo de 4ª dimensão dos móveis, na qual uma única peça desempenha diferentes funções”, analisa Schartner.  A ideia é fazer com que o móvel vá além do simples armazenamento de objetos. “Queremos transformá-lo em uma peça multifuncional, que combine outras funções, como por exemplo, iluminação, reprodução sonora e conectividade, que agregue flexibilidade, usabilidade e ergonomia.”

 

 

“Para isso, cito produtos como os sistemas articulados da família Free, que facilitam a abertura e o fechamento de gabinetes aéreos, garantindo usabilidade e conforto no dia a dia dentro da cozinha. Já as ferragens de canto, como o LeMans, possibilitam um acesso tranquilo aos itens estocados nas quinas dos armários. Para os armários altos e baixos, há sistemas que possibilitam a extração total de seus conteúdos, como o Convoy ou o Comfort, que deixam os produtos sempre à vista e ao alcance das mãos.  Para os guarda-roupas, pudemos perceber a evolução das portas de correr, que incorporaram sistemas de amortecimento suaves e silenciosos. No segmento de iluminação, os produtos Loox integram-se totalmente aos móveis, não deixando fios ou drivers aparentes. Assim, as áreas de trabalho e convivência podem ser iluminadas com propósitos funcionais ou decorativos. Por fim, os nossos sistemas de som transformam os móveis em verdadeiros centros de entretenimento, uma vez que seus alto-falantes transformam quase todas as superfícies em propagadores do som, reproduzindo as músicas com alta fidelidade sonora e qualidade”, concluir o gerente de produtos.