Especial Megatendências
Urbanização
Dando continuidade a série de reportagem que abordarão as megatendências para os próximos anos, trazemos informações sobre a urbanização. Acompanhar as megatendências é uma grande oportunidade para inovar. E tão importante quanto conhecê-las se faz necessário analisá-las a fim de compreender como elas podem influenciar seus negócios e as decisões de sua empresa.
Urbanização
Uma tendência global que há algum tempo presenciamos é o movimento migratório do campo para as cidades. Pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial vive em centros urbano e de acordo com a Organização das Nações Unidas este número passará para quase 70% até 2050 . Dentre as diferentes razões para este acontecimento estão a busca por melhores oportunidades de trabalho, estilos e formas diferenciadas de vida, infraestrutura e proximidade à educação e lazer, assistência médica, gastronomia e vida social. Isto resultou no desenvolvimento das megalópoles, metrópoles e megacidades desde 1950.
Este fenômeno não fica apenas restrito aos países emergentes ou em desenvolvimento da Ásia, África e América do Sul. A população urbana da Ásia crescerá de 1.36 bilhão para 2.64 bilhões nos próximos 20 anos, enquanto na África subirá de 294 para 742 milhões, já na América Latina e no Caribe o aumento será de 394 milhões para mais de 600 milhões. Porém, o chamado êxodo rural pode ser visto também nos países industrializados da Europa Ocidental. Na Alemanha, por exemplo, os residentes das áreas rurais da antiga Alemanha Oriental estão sendo atraídos para as grandes cidades.
Diferentes consequências podem ser vistas a partir do crescimento desta megatendência de urbanização. As pequenas cidades e vilarejos veem seu número de habitantes diminuir cada vez, a ponto de correrem o risco de um dia desaparecer completamente do mapa. Já as metrópoles passam a lutar contra desafios como a maior necessidade de espaço para viver, o aumento do consumo de energia, a expansão do volume de resíduos e o aumento da poluição atmosférica e sonora.
As cidades no futuro serão cada vez mais diversificadas, conectadas, habitáveis e sustentáveis em diferentes aspectos. A forma com que as pessoas se relacionarão com o ambiente aonde vivem também passará por mudanças. O tradicional conceito de espaços públicos e privados irá acabar. Esta ruptura já pode ser percebida atualmente, uma vez que cada vez mais as pessoas utilizam os espaços públicos para as suas atividades pessoais. A realização de eventos particulares em parques, a prática de esportes em ambientes públicos ou o cultivo de plantas e alimentos em hortas comunitárias são apenas alguns exemplos.
Dentro do desenvolvimento da arquitetura urbana haverá dois grandes tópicos, que serão a gentrificação – ação que consiste no reestabelecimento do setor imobiliário degradado que, constituído pela restauração ou revigoração de imóveis, faz com que esses lugares, supostamente populares, sejam enobrecidos – e a simultânea ruralização – processo que consiste na transformação de um local, anteriormente urbano, em uma zona rural. O primeiro significa a manutenção dos espaços de vida nas megacidades acessível para o público em geral, apesar do aumento da atratividade, e o segundo define o fenômeno do povo da cidade em querer viver em um cenário idílico dos pequenos vilarejos. Os frequentes festivais de rua e eventos populares confirmam esta necessidade. Estes são apenas alguns dos desafios que diferentes disciplinas devem pensar juntas sobre enfrentar.
Dentro do segmento de estilo de vida, a megatendência de urbanização baseia-se em diferentes aspectos. O setor de construção civil está mudando. Longe de casa, no campo, em direção aos edifícios verdes de vários andares, na cidade. Os apartamentos nas megacidades estão ficando menores. Em resposta, os móveis compactos e multifuncionais são desenvolvidos e aprimorados constantemente. Assim, o desafio da indústria moveleira consiste na junção perfeita entre conforto, comodidade e funcionalidade. As empresas que buscarem alternativas para esta demanda se destacarão no mercado e conseguirão sair na frente da concorrência.
O conteúdo acima utilizou com base as informações de uma pesquisa produzida pela empresa Koelnmesse e pela Associação Alemã das Indústrias Moveleiras.