Especial Megatendências

Individualização

Esta megatendência é provavelmente a mais evidente e conhecida dentre todas as outras, isto porque ela impacta a vida de todos diretamente. Esta megatendência tem muitas facetas: aquela vida tradicional de nascer, ir para escola, cursar uma universidade, conseguir um trabalho, casar e depois ter filhos está fora. Cai por terra também aquele jeito uniforme de se vestir, a moda e suas tendências para roupas, acessórios e cortes de cabelo permitem criar uma forma única de ser. A padronização nos gostos musicais, na literatura, na arte, na alimentação, está tudo fora.  A diversificação dos produtos e serviços oferecidos está tomando conta em todas as áreas de nossa vida.

 

 

Um dos motivos desta aspiração no sentido de individualidade é a própria natureza humana. A luta pela liberdade e autoafirmação vem acompanhando o homem desde o início dos tempos. A maior parte da sociedade, bem como os avanços políticos surgiram por causa deste desejo inerente do ser humano pela liberdade. Historicamente, a conquista da felicidade anda de mãos dadas com a liberdade. A participação de riqueza, por sua vez, leva a mais autodeterminação no estilo de vida, no consumo e no uso dos meios de comunicação.

Em quase todos os aspectos de nossa vida, a aparente liberdade nos traz uma série de escolhas. Várias opções implicam o lema: "Todo homem é o arquiteto de sua própria fortuna". Isso aumenta a nossa independência, no entanto, não é algo tão fácil para todos. Cada indivíduo desta nova geração cresce como se fossem especiais e acreditam nisso.

Assim, surgem os companheiros da vida, ao invés de parceiros. O modelo clássico de família, em que o casamento era visto como uma instituição indissolúvel, começou a ruir na segunda metade do século passado. Assim, cria-se um novo formato de família, o qual é uma reconstituição, contando com membros provindos de um segundo ou terceiro casamento. Cada vez mais pessoas dissolvem seus casamentos e entram em uma nova associação de vida com um novo parceiro, a fim de atender mais uma vez os desejos de mudança em suas vidas pessoais.

 

        

 

No plano econômico a megatendência de individualização também exerce um forte efeito. As exigências que os consumidores de hoje têm por produtos vêm crescendo a um ritmo semelhante às suas demandas interpessoais. O mercado já não é de massa, mas sim individual. A comunicação de massa individual é substituída por comunicação individual em massa, com produtos específicos para cada público. Esta mudança permite que novas marcas e produtos diferentes surjam, a fim de atender as necessidades específicas de cada indivíduo.

 

 

Assim, a uniformidade e padronização também estão fora no segmento moveleiro. Esta mudança faz com que cresça a demanda por peças exclusiva. Com isso, cresce o número de empresas especializadas nos serviços de customização e personalização. Tamanhos, cores, acabamentos, funções, tudo selecionado livremente. Logo, a decoração de uma casa segue a identidade do morador, que quer traduzir em móveis e objetos sua personalidade única, representando o seu estilo de vida.

 

O conteúdo acima utilizou com base as informações de uma pesquisa produzida pela empresa Koelnmesse e pela Associação Alemã das Indústrias Moveleiras.