Escolha a fechadura certa

Durante a especificação é ideal avaliar quesitos de resistência, grau de segurança e resistência à corrosão

Item fundamental na segurança, as fechaduras exigem cuidados durante a escolha. “Estima-se que uma pessoa compre, em média, uma nova fechadura a cada dez anos. Assim, é comum o consumidor desconhecer sobre os 'tipos' e 'funções' de cada modelo, considerando-as todas iguais”, comenta Vanessa Carvalho, coordenadora de vendas do canal de projetos da Häfele Brasil, multinacional alemã, fabricante de soluções para construção civil.

 

Especificação

Além da estética, existem três outros fatores que devem ser avaliados de maneira cautelosa na hora da compra da fechadura. É recomendado verificar primeiro a Classe de Utilização, que considera o número de vezes que a fechadura será acionada. “Normalmente esta classificação é atrelada ao local de aplicação, podendo partir de uma frequência mais baixa de uso (residência) até uma mais intensa (hospitais). No mercado brasileiro, a constância do manuseio é o que define o tempo médio de desgaste da fechadura”, explica Vanessa Carvalho. O segundo parâmetro a ser considerado refere-se ao Grau de Segurança, ou seja, à resistência da fechadura ao arrombamento. “Neste caso, há cinco diferentes faixas, que partem da mínima, na qual a resistência da lingueta a um esforço lateral exercido pela contra testa é de 200 Kg, indo até a máxima, aonde a resistência chega a 1000 kg”, observa a supervisora de projetos. O terceiro e último critério é o Grau de Resistência à Corrosão, que trata do quanto os acabamentos e o mecanismo da fechadura resistem à corrosão provocada pela exposição ao sol, à chuva e à névoa marinha. “A matéria-prima utilizada na confecção da fechadura influencia neste quesito. Deste modo, é muito importante efetuar a escolha do produto observando se ele realmente é adequado à determinadas aplicações, como utilização em ambiente urbano, na área rural ou no litoral”, conclui Carvalho.

 

 

Aplicação

Após a análise das características citadas, é o momento de escolher qual tipo de fechadura melhor se enquadra no ambiente. Atualmente, o mercado da construção civil oferece modelos para os diferentes gostos e necessidades. Para não correr o risco de selecionar a fechadura errada, conheça um pouco mais sobre as opções disponíveis:

 

Fechadura de entrada

Também conhecida como fechadura externa ela é instalada na porta de entrada, por isso requer mais atenção na sua escolha. Para maior segurança, Vanessa Carvalho indica um modelo com lingueta bipartida anti-inserção. Com trava em três pontos e fio de aço em duas partes da trava, esta é uma ótima opção.

 

 
Fechadura de entrada - Código 911.18.001  

 

 Fechaduras internas

Este é o modelo mais comum, indicada para os ambientes de dentro da casa, por isso, esta fechadura não necessita de um sistema forte de segurança. Para este situação, a supervisora de projetos indica uma fechadura mecânica, com corpo galvanizado à fogo e testa e contra testa em aço inox 304, o que garante mais resistência à corrosão.

Fechadura interna - Código 911.02.153

 

Fechaduras de Banheiro

Por ser um ambiente interno e por não ter a segurança como prioridade, o banheiro pode ter uma fechadura fixa. Prático, o produto não exige que você coloque a chave no cilindro todas as vezes que precisar trancar a porta.

 

Fechadura de banheiro - Código 911.02.149

 

Fechaduras para portas pivotantes

As portas pivotantes possuem uma característica única: para abrir, ela gira em torno de um mesmo eixo. “Nesse modelo, o ideal é utilizar uma fechadura específica, cujo formato é composto por um trinco rolete – característica que garante o elo entre a porta e o batente”, informa Carvalho. Para escolher o produto mais adequado para sua porta, analise o tamanho, o grau de segurança e os tipos de chave e de acabamento.

 

Fechadura rolete - Código: 911.24.058

 

Fechaduras para portas de correr

Conhecida por ter um trinco de papagaio, a fechadura para porta de correr conta com um gancho responsável pelo fechamento da porta. Neste caso, a supervisora da Häfele recomenda uma fechadura com fecho duplo, testa e contra testa em aço inox 304.

 

Fechadura Bico de papagaio - Código: 911.23.007

 

Fechaduras Magnéticas

Nesta opção de travamento possui seu trinco acionado automaticamente pela ação de imãs ao fechar a porta. Este sistema de bloqueio silencioso evita que a porta fique entreaberta, sendo indicada para controle de acesso em portas internas que dividem ambientes em escritórios, consultórios, residências e afins.

 

Fechadura magnética - Código: 911.07.034

 

Fechaduras eletrônicas

Além da segurança, a praticidade é um importante atributo da fechadura eletrônica. O produto pode ser aberto por meio de biometria, de senha ou de cartão. “Aqui, oferecemos ao mercado o sistema Dialock, que é composto por um leitor eletrônico, que pode estar na maçaneta ou em um terminal de parede, e é ligado à fechadura da porta. O acionamento é feito por um cartão de aproximação programável, que em caso de perda pode ser substituído de forma segura, desprogramando o anterior. Além disso, é possível associar a um mesmo cartão diversas fechaduras, e também criar hierarquias e inserir restrições de horário. Este sistema também permite integração com fechaduras para mobiliário. É uma ótima opção para quem busca o máximo em segurança”, afirma Vanessa Carvalho. Mas destacamos que este produto ainda não está disponível em nosso estoque no Brasil.

 

Sistema Eletrônico de travamento - Dialock