NEUE FORM - Trend Report Häfele: Feiras

Tendências globais em interiores, design e funcionalidade

A árvore foi a inspiração fundamental para a nova linha ‘Linja’ da Wimmer, por isso ela foi o ponto focal de sua apresentação em Colônia. Foto: Guido Schiefer

Após um ano totalmente atípico para o segmento de feiras e eventos, devido a pandemia do coronavírus - recordamos as últimas edições de alguns dos principais eventos mundiais. Acompanhe um breve resumo e arquivo sobre o que foi notícia e tendência nas principais feiras internacionais do segmento moveleiro, de design e interiores: Imm Cologne e Interzum (2019 Cologne, Germany), Euro Shop (2019 Dusseldorf, Germany) e Ambiente (Frankfurt, Germany).

 

IMM COLOGNE 

Ideias verdes florescem. 

Nos últimos anos, houve várias tentativas de integrar os conceitos associados à ecologia aos móveis. Mas estes nunca estiveram tão claramente em evidência como os esforços para promover a "sustentabilidade" como na mais recente Feira Internacional de Móveis de Colônia IMM (2019). Muitos dos produtos em exibição destacaram ideias "verdes" e foram objeto de atenção e muita discussão. Os comerciantes de móveis veem a necessidade de caminhar nessa direção, pois os usuários finais estão cada vez mais sensíveis a essas questões, que influenciam suas decisões de compra. Por essas razões, se não por outras, os fabricantes estão experimentando novos materiais.

Tampo de mesa feitos com tampas de garrafas de plástico reciclado da Bert Plantagie. Foto: möbel kultur. o jeans usado faz parte
dos materiais usados no armário 'Everywhere' de Christian Warner. Foto: Ligne Roset.

Por exemplo, Bert Plantagie exibiu tampos de mesa feitos de tampas de plástico para garrafas. Ligne Roset apresentou o novo material ‘Really’: uma placa de sete milímetros de espessura que é uma mistura de 70% de tecidos reciclados e 30% de agente de ligação. Uma sobreposição garante que a funcionalidade seja comparável à do MDF. Empresas com histórico anterior de marketing ecológico, como Team 7, Scholtissek, Wimmer, Decker e Voglauer, agora estão colhendo os benefícios. As decisões de compra não atingem necessariamente novos patamares quando associadas a ‘ecologia’ ou ‘sustentabilidade’, porque, em última análise, o preço continua sendo um fator importante. Mesmo assim, existe agora um interesse acentuado na compra de produtos mais duráveis.

 

O glamour dos anos 20.

Veludo, latão e cores douradas com estilo opulento e elegante foram as características dos exuberantes anos 20, cujas modas voltaram este ano. Verde e marrom são importantes no visual "New Twenties". Por quanto mais tempo permanecermos no mundo digital, maior será o desejo de colocar os pés no chão. 

Rolf Benz celebra o novo luxo da década de 2020 - e a beleza do original - com materiais e cores naturais genuínos. Para a nova coleção a marca trabalhou pela primeira vez com Nichetto de Veneza.

Living Concept Rolf Benz LIV’, que consiste em elementos modulares de sofá, prateleiras e mesas de sofá.

 

EUROSHOP

Foco em tecnologia digital e sustentabilidade.

Na feira trienal EuroShop, que decorreu em Düsseldorf de 16 a 20 de fevereiro (2020), houve duas questões que dominaram claramente: a introdução de processos digitais e sustentabilidade. as soluções de alta tecnologia estão finalmente à venda. Isso inclui sistemas de orientação para o PDV, sistemas de rastreamento e ideias de check-out para minimizar o tempo de espera para o pagamento. O especialista em varejo Marco Arzberger: “Agora é cada vez mais importante para o gerente da loja saber o que o cliente faz quando entra. Os fornecedores online rastreiam seus clientes e têm registros de compras, o que lhes dá uma vantagem inicial ”. Em uma loja de rua, o gerente agora pode controlar a iluminação e as apresentações da tela de forma mais individual, o que significa que a movimentação pode ser regulada.

A jardinagem urbana continua sendo uma tendência forte, assim como os pisos rápidos, ou seja, os revestimentos para pisos que podem ser colocados rapidamente e sem qualquer adesivo.

O revestimento rápido é facilmente alcançado com o ‘Alura Puzzle’ da Forbo. Possui um sistema de encaixe simples e, portanto, não requer preparação para a superfície subjacente. Foto: möbel kultur.
O design da loja e a engenharia de valor foram o tema no estande da Umdasch com sensores touchscreen de alto desempenho. Foto: möbel kultur.

 

AMBIENTE

Consumo sensato.

Os efeitos das recentes chuvas fortes e vendavais na Europa, seguidos do vírus Corona, fizeram-se sentir na recente feira comercial Ambiente em Frankfurt, fevereiro (2020); eventos naturais inesperados podem ter um efeito importante na economia global. Nas salas de exposição, pode-se ver que os usuários finais têm cada vez mais uma visão diferente dos bens de consumo. Em particular, procuram produtos que combinem valor acrescentado com sentido ecológico. Essa afirmação é válida para quase todos os grupos de produtos, começando com panelas e frigideiras feitas de latas de alumínio reciclado. Além disso, as funções inteligentes são uma proposta de vendas líder. No setor de vidro / porcelana / cerâmica, há ‘Conjuntos Curtos’ que consistem em uma tigela, prato e caneca. As cores variam do escandinavo contido em vários tons de areia e marrom, enquanto na outra extremidade existem padrões ousados ​​em cores naturais. Quando se trata de acessórios gerais para a casa, agora geralmente há menos itens, mas cuidadosamente selecionados, que dizem algo sobre o gosto do proprietário.

‘La Boule’ por Villeroy & Boch da década de 1970. Cada conjunto de porcelana é composto por sete peças. Foto: Feira de Frankfurt, Petra Welzel.

 

INTERZUM

Digitalização e tecnologia para interiores.

Durante quatro dias, a feira Interzum em Colônia (2019), mais uma vez, entregou uma série de impulsos positivos que influenciar o design das casas da próxima geração. Os impulsos são os aprimoramentos técnicos, táteis e ópticos para futura fabricação, aparência e função de móveis e design de interiores. 

Os visitantes puderam ver as últimas novidades sobre materiais disruptivos, design de superfície, impressão digital, produtos digitais, sistemas inteligentes e novas tecnologias. Na feira do ano passado, os tópicos principais foram a disseminação contínua da individualização, eficiência energética e sustentabilidade. 

Os consumidores estão cada vez mais conscientes de seu desejo de viver em um ambiente saudável e reduzir ao mínimo as emissões nocivas em casa. Para tanto, inúmeros expositores da Interzum tiveram materiais sustentáveis e atóxicos em exibição.

Häfele Digital. O ‘Häfele Connect’ conecta componentes para garantir que eles se comuniquem uns com os outros. O ‘’ Connect Chip ’ou‘ Connect Hub ’atua como intérprete para o link sem fio entre todas as lâmpadas Häfele, por exemplo.

 

Ao final do mês de novembro/2020, vamos disponibilizar um e-book reunindo todas as tendências NEUE TREND REPORT.