3 modelos de camas escondidas que economizam espaço

Ideais para apartamentos pequenos ou quarto das crianças, elas otimizam o espaço existente

Conforme as cidades vão crescendo, as moradias vão diminuindo, ficando cada vez mais difícil fazer caber dentro de casa tudo o que queremos, ou pelo menos, precisamos. Quando o assunto é o quarto de dormir, o problema fica ainda mais sério. Ocupando cerca de 60% da área útil de um quarto, a cama é o ponto focal do cômodo, uma vez que necessita de um espaço próprio e exclusivo para a sua utilização. As metragens reduzidíssimas exigem criatividade para aproveitar bem todas as dimensões do ambiente.

“Móveis que se transformam! As casas e apartamentos novos estão encolhendo e este fator mostra a necessidade de itens que tenham mais de uma utilidade para otimizar o espaço” - As soluções para camas Häfele atendem as tendências do microliving e reafirma o slogan Mais vida por m².

 

BETTLIFT: A magia dos retráteis

Um dos truques mais famosos para se conseguir mais espaço em apartamentos pequenos é por meio das camas retráteis, que ficam “escondidas” quando não estão em uso. “A Häfele Brasil oferece ao mercado nacional a Bettlift”. Disponível em duas versões, solteiro ou casal, esta solução pode ser recolhida tanto no sentido longitudinal quanto no transversal quando não estiver em utilização, integrando-se perfeitamente ao ambiente, parecendo um simples armário. Ela pode ser utilizada tanto em projetos para quartos infantis, de adultos solteiros ou quartos para casais.

 

TELELETTO: Sofá-cama moderno

Velho conhecido do grande público, o sofá-cama foi repaginado, ganhando uma versão mais moderna por meio da Teleletto. Baseando-se em tecnologia de última geração, muito longe das convencionais soluções reversíveis, a Teleletto pode ser convertida em uma cama com uma superfície extra-larga (solteiro king). Seu encosto reclinável dá espaço à cama quando aberta. Graças a um mecanismo especial, a Teleletto tem a altura ideal para ser utilizada como um sofá, bem como as medidas certas para funcionar como uma confortável cama.

 

 

TAVOLETTO: Uma cama, uma bancada

Apartamentos pequenos ou quitinetes os quais têm a sala de estar muitas vezes utilizada também como dormitório podem fazer uso desta solução. Por meio da Tavoletto a cama pode ser facilmente revertida em uma prática mesa de escritório e estudos, sem a necessidade tirar as coisas de cima da mesa. A cama pode ser aberta e fechada sem interferir nos objetos armazenados. Tudo permanece no lugar – só é preciso atenção quanto a altura dos objetos em relação ao espaço entre as partes do móvel.

Ocupando pouco mais de 2 m² de um dormitório, Tavoletto Double Decker permite adicionar uma cama extra ao móvel, transformando-o em um beliche. “É possível criar dois leitos e uma bancada de estudos, uma opção ideal para o quarto infantis”, recomenda Oliveira. O coordenador informa que esta ferragem também está disponível para a construção de camas de casal.

 

Cuidados com a segurança

Os anfitriões ou pais mais zelosos devem estar preocupados com os riscos que tais soluções podem proporcionar aos seus hóspedes ou crianças, mas a fabricante alemã Häfele já cuidou disso. Todos os sistemas possuem mecanismos que impedem o fechamento quando detectado algum tipo de obstrução no caminho. “No caso da Bettlift, uma alavanca de segurança extra impede o fechamento não intencional”. Para mais estabilidade, recomenda-se sempre que os armários nos quais serão utilizados as soluções estejam bem fixados à parede, a fim de evitar o tombamento dos móveis.

Sistema de segurança Betlift  ® Häfele                              

A proposta destas soluções é criar uma peça inteligente e funcional, mas que ao mesmo tempo também seja confortável. Afinal, se você precisar de algo assim para dormir todos os dias, você provavelmente não vai querer estragar a sua coluna com móveis nada confortáveis.

Para mais informações sobre estes sistemas, clique aqui