ABC do aço inox

Entenda as diferenças entre os diferentes tipos existentes e saiba escolher a melhor opção para o seu projeto

Comumente relacionado à durabilidade e alta resistência, o aço inox transmite a confiança de ser um material que não se deteriora mesmo sob condições adversas. Com qualidades únicas e aplicações ilimitadas, ele acaba sendo utilizado na fabricação de diferentes itens, tais como eletrodomésticos, instrumentos cirúrgicos, automóveis, equipamentos para a indústria, além de ferragens para arquitetura e móveis.

Sua resistência varia de acordo com o tipo de aço inox. “É muito comum às pessoas acharem que todo aço inox é igual e qualquer produto fabricado a partir deste elemento possui as mesmas características. Contudo, esta percepção está equivocada. Este material não existe naturalmente na natureza, sendo fabricado pelo homem. Assim, suas qualidades variam de acordo com os metais utilizados na composição de suas ligas”, afirma Vanessa Carvalho, supervisora de vendas do canal de Projetos da Häfele Brasil.

 

 

Conhecendo melhor o aço inox

Também conhecido como aço inoxidável, esta matéria-prima é feita a partir da liga de ferro, carbono e pelo menos 10,5% de cromo. Este último elemento é o responsável pela durabilidade do aço. “Quanto mais cromo houver na composição do aço, maior será a sua resistência à corrosão”, explica Vanessa Carvalho. Isto porque ao entrar em contato com o oxigênio do ar, o cromo cria uma fina camada de óxido na superfície do aço, processo químico chamado passivação, que o protege contra as intempéries climáticas, como a maresia, variações de temperatura e oxidações diversas.

Carvalho explica que mesmo ao sofrer algum tipo de dano, seja um corte, amassado ou arranhão, o aço inox não é afetado, pois imediatamente o oxigênio se combina com cromo, formando novamente a camada protetora, restaurando, assim, a resistência do material.

 

Características comuns a todos os tipos de Aço Inox

  • Alta resistência à corrosão;
  • Aparência higiênica;
  • Facilidade de limpeza;
  • Mantém suas propriedades mesmo quando submetido a temperaturas extremamente elevadas ou baixas;
  • Resistência a variações bruscas de temperatura;
  • Acabamentos superficiais e formas variadas;
  • Forte apelo visual (moderno, leve e bonito);
  • Ótima relação custo-benefício;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Baixa rugosidade superficial;
  • Material reciclável;

 

As diferentes famílias do Aço Inox

O que muitos não sabem é que existem vários tipos de aço inoxidável, cada qual com uma composição química, um processamento termo-mecânico e uma aplicação diferente. A seleção correta do tipo de inox e de seu acabamento superficial é importante para assegurar uma longa vida útil ao material. Basicamente, é possível classificar os aços inox em cinco categorias: Ferríticos, Austeníticos, Martensiticos, Dúplex e os endurecíveis por precipitação, sendo os três primeiros mais utilizados pela indústria.

 

Ferríticos

Por não conter níquel em sua composição, os aços inoxidáveis ferríticos são mais baratos, sendo suas soldas mais frágeis e, por consequências, possuindo menor resistência aos impactos e à corrosão. São magnéticos, maleáveis e parcialmente endurecíveis com tratamento térmico. O tipo mais comum é o AISI 430, e em suas aplicações principais são em eletrodomésticos, moedas, talheres, baixelas e pias.

 

 

Austeníticos

São os aços mais nobres, pois possuem excelente resistência à corrosão, alta ductilidade e ótima soldabilidade, o que justifica o seu emprego nas mais diferentes indústrias. Os aços inoxidáveis austeníticos não são magnéticos, sendo sua versão mais popular o Aço Inox 304. Carvalho comenta que este é o melhor aço para a produção de soluções para arquitetura. “As ferragens produzidas a partir do aço inox 304 possuem uma maior vida útil, pois apresentam uma das menores tendências à ferrugem entre os materiais, suportam melhor as variações bruscas de temperatura, além de resistirem à impactos e colisões leves sem deformação. Tudo isso, resulta em um baixo custo de manutenção.” A supervisora alerta para a diferença entre o aço inox 201 e 304. “Há fabricantes que informam que seus produtos são produzidos em aço inox. Contudo, há distinção nas características destes elementos. O primeiro possui níveis inferiores de níquel, portanto é um aço mais barato e não tão resistente. Desta forma, é preciso ficar atento no material da composição, a fim de não comprar gato por lebre. Os prejuízos podem ir além do simples aspecto financeiro”.

 

 

Martensíticos

Aços martensíticos possuem uma composição semelhante à dos aços inoxidáveis ferríticos, porém com uma menor resistência a corrosão, sendo a família de aço com a resistência mais baixa. Quando temperados eles podem atingir altas durezas e excelentes propriedades mecânicas. Aços desse tipo geralmente são utilizados quando se faz necessário uma grande resistência ao desgaste por atrito, sendo suas principais aplicações na fabricação de produtos de facas, discos de freio, turbinas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos.

 

 

Dúplex e Endurecíveis por precipitação

A família Dúplex tem resistência mecânica superior à família dos Austeníticos e suas aplicações são mais comuns na fabricação de dutos, evaporadores, destiladores e tanques diversos, pois suportam melhor a corrosão sob tensão. Já os endurecíveis por precipitação têm algumas similaridades com os aços martensíticos, entretanto o processo metalúrgico para endurecimento é diferente. Já sua resistência à corrosão é comparável ao aço austenítico 304. Por serem soldados mais facilmente que os aços martensíticos comuns, são mais comumente utilizados em projetos aeroespaciais.

 

Clique aqui e conheça a completa linha de soluções para Arquitetura da Häfele Brasil. Cada item oferecido pela empresa é produzido e testado sob os mais rígidos padrões de qualidade europeus, a fim de fornecer, de forma consistente e repetitiva, produtos que atendam as demandas de seus consumidores, superando as expectativas dos clientes.