8 ideias de despensas que maximizam o espaço na sua cozinha

Muito mais do que guardar alimentos, elas adicionam estilo ao seu lar

Uma despensa bem planejada é a diferença entre um ambiente caótico e bagunçado, e uma cozinha totalmente funcional, eficiente e agradável de estar. Com tantos itens para se armazenar – condimentos, temperos, alimentos, latas, garrafas e até pequenos eletrodomésticos – manter a ordem é um desafio. Para complicar ainda mais, a despensa é um local de intensa volubilidade, pois seu conteúdo muda com frequência e tudo precisa estar à mão quando necessário.

Para ajudá-los, separamos algumas ideias que podem ser facilmente aplicadas durante a construção de uma cozinha nova ou então durante a reforma de um espaço já existente. 

 

 

Despensa unificada

Manter os alimentos próximos da área de preparo torna o seu acesso rápido e fácil. Ao instalar a despensa próxima ao refrigerador, todos os mantimentos, sejam eles secos ou frescos, ficam agrupados em uma única área da cozinha. Isto garante um melhor controle no estoque e a eliminação do velho hábito de guardar os mantimentos empilhados e separados em vários armários diferentes.

Sugestão: Convoy Centro

 

Despensa modular

Se você procura uma solução econômica para ampliar o volume de armazenamento disponível, uma sugestão é utilizar prateleiras reguláveis. Instaladas de acordo com a altura dos itens a ser armazenado, é possível aumentar a área de armazenamento dentro de um mesmo armário com prateleiras convencionais. 

Sugestão: Provisa

 

 

 

Despensa acessível

Uma despensa comprida em formato vertical é excelente para deixar a cozinha ainda mais funcional.  Mas se o problema for alcançar os itens estocados na parte de trás da despensa, é possível adicionar mais acessibilidade ao móvel, girando-o. Por meio de soluções que permitem uma rotação em 90°, é possível alcançar as prateleiras do armário de ambos os lados.  

Sugestão: Dispensa Swing

 

Despensa integrada

Escondidas por trás de grandes painéis frontais sem puxadores, esse tipo de despensa cria a sensação de um móvel único. Quando fechadas as portas, o móvel compõe unidade, integrando-se completamente à decoração. Os painéis frontais abrem-se ao toque e revelam prateleiras profundas e com alta capacidade de carga, ideais para produtos secos, latas e garrafas. As portas não apenas escondem a despensa, mas podem também esconder a geladeira, mantendo uma zona de armazenamento central.

Sugestão: Touch Control

 

 

 

 

Despensa compacta

O armazenamento inteligente e o uso eficiente do espaço são essenciais, ainda mais em uma pequena despensa. Armários que facilitem o reconhecimento dos itens armazenados facilitam o dia a dia. Uma dica extra para aumentar ainda mais o espaço disponível é estocar pequenas porções de alimento, como cereais, macarrão ou outros mantimentos secos, em pequenos recipientes transparentes. Além da identificação rápida, ocupa-se menos espaço do que embalagens grandes.

Sugestão: Comfort

Despensa dupla

Substitua as prateleiras fixas por opções deslizantes, que facilitam o acesso aos itens essenciais na cozinha. As prateleiras internas oferecem uma combinação de espaço ideal para armazenar latas, garrafas e demais alimentos secos. Já a área de armazenamento na porta pode comportar temperos, especiarias e pequenos utensílios de cozinha. As portas duplas deixam a rotina mais fácil e dinâmica.

Sugestão: Tandem

 

 

Despensa inusitada

Apenas há alguns passos da ilha, esta despensa compacta, mas de grande profundidade, é ideal para armazenas alimentos, louças ou pequenos eletrodomésticos. As prateleiras com extração total permitem fácil acesso às áreas que antes eram difíceis de alcançar.

Sugestão: LeMans