Ícones: clássicos do design ressurgem dos arquivos dos fabricantes

Este ano, na feira Salone del Mobile, que transforma Milão no epicentro do design a cada ano, houve algumas explosões do passado. Quer se trate de móveis que já foram produzidos ou que existiam anteriormente apenas no papel ou em pequenas edições, os fabricantes (um pouco extraordinariamente em uníssono) recorreram aos clássicos a partir dos seus próprios arquivos ou arquivos externos.

 

Eileen Gray, da Irlanda, projetou o sofá-cama em 1925. Considerando que o design clássico vem em aço com couro preto, na ClassiCon agora ele tem uma moldura preta e capas coloridas. Créditos: Fabricante ClassiCon autorizado pelo Titular da Licença Mundial Aram Designs Ltd., www.classicon.com
 

 

Desenhos de Gerrit Rietveld, Verner Panton, Enzo Mari ou Charlotte Perriand trazem um estilo de meados dos anos setenta ou Memphis para salas de estar que anteriormente teriam vindo de galerias vintage. Nosso amor reavivado de teca e aço, aconchego e silhuetas impressionantes está reacendendo a popularidade desses ícones.

 

Na verdade, a mobília de assento modular Pantonova da Verner Panton foi projetada para o filme de James Bond "O espião que me amou". Agora está disponível novamente em Montana. Créditos das fotos: Montana

 

O seu renascimento é mais do que uma simples transferência, no entanto - têxteis modernos e novas variantes de cor estão trazendo-os para o mundo material de hoje. Com um design moderno, os clássicos modernos são o companheiro perfeito para os interiores atuais. Eles já provaram ser atemporais.