Relatório Financeiro de 2022

Balanço 2022: 10% de crescimento – Entrando em 2023 com coragem e otimismo

O ano de 2022 foi moldado por restrições persistentes do Corona em alguns mercados, pressões inflacionárias com uma consequente reviravolta nas taxas de juros, uma economia global em arrefecimento e, acima de tudo, a guerra na Ucrânia. Em meio a esses desafios globais, a Häfele SE & Co KG, fornecedora líder global em acessórios e sistemas de ferragens, sistemas de controle de acesso eletrônico e iluminação LED, demonstrou sua força inovadora e aproveitou as oportunidades de crescimento. Quando se trata de tópicos futuros, como digitalização e desenvolvimento de novos conceitos, o Grupo Häfele atuou como uma força motriz na indústria. O grupo internacional Häfele, por exemplo, com suas subsidiárias em 38 países e cerca de 8.000 funcionários, cresceu 10% e aumentou sua receita para € 1,87 bilhão. Particularmente digno de menção a esse respeito são as regiões da América e do Sudeste Asiático, que desenvolveram seu potencial significativo como "locomotivas de crescimento" para a Häfele em 2022.

"Coragem e otimismo" foi, portanto, definido como o slogan para 2023 de Gregor Riekena, CEO do Grupo Häfele desde janeiro, ano em que também serão comemorados os 100 anos da Häfele. No início do ano, ninguém poderia imaginar com que rapidez e profundidade essa atitude teria que se provar. Mas, ao lidar com o ataque cibernético em fevereiro de 2023, a Häfele demonstrou como uma ação corajosa e decisiva conseguiu restaurar rapidamente a capacidade de operação da empresa com uma força renovada.

Uma construção sólida leva ao sucesso

A força da Häfele reside na utilização de seu potencial inovador, principalmente em tempos difíceis. As palavras-chave para este desenvolvimento positivo são a digitalização e o desenvolvimento de conceitos inovadores de ambientes para um mundo de vida e trabalho em evolução. A maior orientação para uma ação social e ecologicamente responsável e de conservação de recursos também é voltada para o futuro e, acima de tudo, promissora a longo prazo. Por exemplo, as questões de sustentabilidade continuaram a ganhar força na Häfele em 2022. Aderir à WIN Charter e publicar o primeiro relatório de sustentabilidade na primavera de 2023 são evidências do compromisso da empresa.

O mundo digital Häfele

O período da pandemia também foi usado com sabedoria para desenvolver habilidades e capacidades no mundo digital. Um marco foi o desenvolvimento do showroom virtual "Discoveries" para garantir que a Häfele tenha uma presença consistente em todos os mercados. A resposta à plataforma digital, que inicialmente substituiu as feiras canceladas devido à pandemia, tem sido extremamente positiva: a internacionalidade distinta com conteúdos em 16 línguas diferentes e a conquista de treze prémios de primeiro nível são expressão do apreço e considerável interesse em experimentar o mundo dos produtos Häfele a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. A plataforma Discoveries também estará em desenvolvimento para a feira interzum em maio de 2023. Por exemplo, Service Plus foi introduzido em 2022 e estará disponível na plataforma. Para os clientes da Häfele, isso significa economia de tempo e simplificações perceptíveis ao longo de todo o processo de trabalho. A ideia por trás disso: a Häfele integra-se aos processos do cliente como um "membro da equipe" e possibilita que marceneiros e empresas de arquitetura e design de interiores se concentrem ainda mais intensamente em seus negócios principais e expertises, por exemplo.

Pioneira em conectividade – experiências holísticas de iluminação

Anos atrás, a Häfele estabeleceu o objetivo de se tornar um criador de tendências no campo de soluções de rede abrangentes para móveis e ambientes, e fez da iluminação sua especialidade principal. As aquisições estratégicas de empresas também ajudaram a expandir o know-how da empresa em tecnologias inovadoras no passado. No início de 2022 e após vários anos de cooperação, a Häfele adquiriu a empresa start-up ThingOS, estabelecida na Universidade de Stuttgart. Com esta etapa, não apenas o conhecimento técnico, mas também o novo ímpeto do espírito empreendedor visionário foram incorporados à cultura corporativa da empresa: com o ThingOS, a Häfele agora é totalmente capaz de fornecer experiências únicas de iluminação de uma única fonte em conjunto com as áreas de negócios Nimbus (luz e acústica) e Sphinx (sistemas de controle de acesso eletrônico). A experiência especial de controlar móveis e iluminação de ambientes conectados de forma inteligente é um diferencial para venda único no setor e torna a Häfele uma pioneira.

Investimento pesado - o crescente segmento de negócios "Hospitalidade"

Para fornecer uma visão concreta sobre o tema da conectividade, a Häfele investiu pesado e abriu um novo showroom conhecido como "Blackbox" em Stuttgart para sua clientela de marcenarias, indústrias e de projetos. Neste futuro laboratório de uso diversificado de ambientes, predominantemente na área de convivência comercial, é possível vivenciar diretamente o significado da rede digital – e como é possível usar os cômodos da forma mais eficiente possível usando dispositivos conectados sem fio que se comunicam com uns aos outros na velocidade da luz. Um dos cenários clássicos é o quarto de hotel, que normalmente fica vazio durante o dia e pode ser convertido em estação de trabalho ou sala de reuniões em pouco tempo. As perguntas-chave para as quais Häfele tem respostas prontas são, entre outras coisas: como uma sala pode ter múltiplos usos? Como pode ser facilmente convertido? Como pode ser mais confortável para diferentes ambientes com boa iluminação de ambientes e móveis? Como organizo ofertas individuais de maneira amigável para os hóspedes e operadores? A utilização eficiente dos quartos é particularmente interessante para investidores e operadoras, a fim de obter um maior retorno do investimento: "Junto com os nossos clientes, queremos otimizar o uso e o valor dos quartos e melhorar os processos diários fazendo uso sensato da tecnologia", enfatiza Gregor Riekena.

Bem equipada para o ano do aniversário: Häfele faz 100 anos
A Häfele está bem preparada para o ano do seu aniversário: “Excelência empresarial” é o que o publicitário e empresário Dr. Florian Langenscheidt atestou ao grupo de empresas Häfele em seu livro ilustrado, recentemente publicado “From the Best Family”, no qual a Häfele é retratada como uma das 100 empresas familiares. Em tempos difíceis, é mais importante do que nunca chamar a atenção para as conquistas das empresas familiares alemãs. Representam continuidade, sustentabilidade, sucesso económico e responsabilidade social, como se pode ler no comunicado do grupo editorial ZEIT.

Seria difícil formular de forma mais sucinta o que constitui a cultura corporativa da Häfele e também continuará a caracterizá-la pelos próximos 100 anos. A empresa provou repetidamente que as palavras são seguidas de atos, e há muitas coisas para o ano de aniversário: Após a abertura do quarto armazém no centro logístico de Nagold, um projeto de investimento que custou cerca de 20 milhões de euros, a construção do novo “Dynamics Center” vai começar em 2023. Um valor na casa dos dois milhões de dígitos está sendo investido. As ideias centrais do complexo de edifícios em Wolfsberg em Nagold, com vista para a Floresta Negra, são abertura e cooperação. O edifício destina-se a estar aberto à visitação na plataforma de observação, a colaboradores de outras empresas para co-working e catering, e também a eventos organizados por outras empresas. Por "cooperação", a Häfele está pensando em seus parceiros, mas também em intercâmbios com start-ups ou instituições de pesquisa. Gregor Riekena: "O Dynamics Center foi projetado para uso muito flexível. Portanto, falamos de um investimento com visão. Queremos contribuir para o desenvolvimento de Nagold como um local de negócios."

Com o primeiro grande desafio no limiar do segundo século da empresa, a Häfele provou sua capacidade ao lidar com o ataque cibernético no início de fevereiro de 2023. Apenas algumas semanas depois de desligar todos os seus sistemas em todo o mundo, a empresa restabeleceu sua capacidade de entregar e restaurar a maioria de suas operações comerciais. A Häfele também fez grandes investimentos na criação de uma arquitetura de segurança de TI completamente nova. "Uma base econômica sólida, ação decisiva e coesão global foram os fatores decisivos não apenas para superar esse desafio, mas também para emergir mais fortes", diz Gregor Riekena. “Após este início desafiador para 2023, estamos ainda mais satisfeitos por nos reunirmos para nosso aniversário especial e agradecer à família Häfele e a todos os nossos parceiros”.

Várias atividades relacionadas ao aniversário estão planejadas durante o ano. A interzum, a principal feira mundial de fabricação de móveis e design de interiores, dará início às comemorações do aniversário em maio. Isso será seguido por um grande fim de semana de aniversário na sede da empresa no verão: as comemorações estarão na ordem do dia em Nagold de 21 a 23 de Julho!

______________

Para mais informações:

Häfele Brasil Ltda.
E-mail: marketing@hafele.com.br
Site: http://www.hafele.com.br